A Caixa Econômica Federal comunicou que todos os trabalhadores que residem em áreas atingidas por chuvas fortes no país terão a oportunidade de sacar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Vale destacar que, nesta modalidade de saque, os indivíduos têm o direito de sacar o dinheiro da conta do FGTS em casos de desastres naturais que tenham atingido a residência dos trabalhadores.
Informações da Caixa
De acordo com a Caixa, o maior valor que uma pessoa pode sacar é de R$ 6.220,00 por conta do FGTS. Entretanto, é necessária uma quantia de dinheiro na conta do FGTS, e o trabalhador não deve ter retirado o montante, pelo mesmo motivo, nos últimos doze meses.
Os saques do FGTS são liberados apenas para os estados de Alagoas e Pernambuco. Segundo o governo, ainda há milhares de pessoas que perderam suas casas e encontram-se desalojadas.
Como solicitar?
A solicitação pode ser realizada através do aplicativo do FGTS, clicando na opção “Saques”. Vale destacar que o App pode ser baixado gratuitamente nas plataformas digitais Android e iOS. Para quem optar por essa modalidade, não há necessidade de se deslocar pessoalmente a uma agência da Caixa Econômica.
Além disso, na fase de cadastramento do Saque Calamidade, o trabalhador pode optar por designar uma conta da Caixa Econômica (incluindo Poupança Digital CAIXA Tem) ou outra conta para receber o valor, tudo sem pagar taxas adicionais.
Lista de cidades
Abaixo, é possível encontrar a lista de cidades dos Estados mencionados que deverão ter o direito de receber o saque do FGTS.
Alagoas
- Atalaia;
- Barra de São Miguel;
- Branquinha;
- Cajueiro;
- Capela;
- Colônia;
- Leopoldina;
- Coqueiro Seco;
- Flexeiras;
- Ibateguara;
- Jacuípe;
- Joaquim Gomes;
- Maragogi;
- Marechal Deodoro;
- Matriz de Camaragibe;
- Murici;
- Paulo Jacinto;
- Paripueira;
- Penedo;
- Pilar;
- Quebrangulo;
- Rio Largo;
- São José da Laje;
- Santana do Mundaú;
- São Luís do Quitunde;
- São Miguel dos Campos;
- São Miguel dos Milagres;
- Satuba;
- Viçosa;
- União dos Palmares.
Pernambuco
- São Benedito do Sul;
- Belém de Maria;
- Água Preta;
- Catende;
- Quipapá;
- Xexéu;
- Barreiros;
- Joaquim Nabuco;
- Cortês;
- Jaqueira;
- Rio Formoso;
- Maraial;
- São José da Coroa Grande;
- Palmares;
- Primavera.
Como efetuar o saque?
A solicitação do saque FGTS é muito simples, bastando seguir o passo a passo abaixo:
- Efetuar o login ou se cadastrar na plataforma;
- Ao inserir todas as informações, o trabalhador deverá acessar a opção “Meus saques” e selecionar “Outras situações de saque”;
- Clicar na opção “Calamidade pública” e informar o município;
- Após essa etapa, o trabalhador deverá selecionar a opção para receber o valor, sendo possível escolher entre “Crédito em conta bancária de qualquer instituição” ou “Sacar presencialmente”;
- Feito isso, basta que realize o encaminhamento dos documentos solicitados, tais como documento com identidade (CNH ou passaporte) e comprovante de residência (conta de luz, água ou outro documento recebido via correio) que esteja em nome do trabalhador, emitido em até 120 dias antes do decreto;
- Enviar a solicitação;
Vale destacar que, o prazo para retorno da análise, caso aprovado o saque do FGTS, é de cinco dias úteis.