Os trabalhadores nascidos em janeiro já podem realizar a retirada anual do saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), a partir desta segunda-feira (3).
Ainda mais, quem faz aniversário neste mês e quer ter acesso ao saque-aniversário, tem até o dia 31 de janeiro para aderir à modalidade.
O trabalhador que opta por essa modalidade, pode retirar uma parte do FGTS uma vez por ano.
Os valores podem ser sacados até o dia 31 de março de contas ativas (do emprego atual) ou inativas (de empregos anteriores).
Saque-aniversário para mais de 1 milhão
De acordo com a Caixa Econômica Federal, mais de 1,3 milhão de pessoas poderão sacar o benefício neste mês.
O valor total aproximado desses saques seria de R$ 1,9 bilhão. O montante inclui as pessoas que contrataram a antecipação do saque em instituições financeiras. Apesar de receber o valor antecipadamente, nesta modalidade, esses trabalhadores precisam arcar com juros, por se tratar de um empréstimo.
Entenda o saque-aniversário
Como mencionado no início do artigo, este benefício permite ao trabalhador a retirada de uma parte do saldo de sua conta do FGTS, anualmente, no mês de seu aniversário.
O período de saques tem início no primeiro dia útil do mês de aniversário e acaba no último dia útil do segundo mês seguinte ao da aquisição do direito de saque.
Caso o trabalhador não saque o recurso até essa data, ele volta automaticamente para a sua conta no FGTS.
Como aderir?
Caso queira realizar a adesão para a sistemática do saque-aniversário, você pode optar pelo aplicativo FGTS, pelo site, caixas eletrônicos ou agências da Caixa.
Aqui cabe ressaltar que a adesão não é obrigatória, e quem não o fizer, permanece na sistemática do saque-rescisão, com o qual terá direito de resgatar todo o valor do saldo do FGTS se for demitido sem justa causa.
A saber, a Caixa destaca que o trabalhador que optar pelo saque-aniversário até o último dia do mês de seu aniversário poderá receber o valor no mesmo ano de opção.
Como ter o dinheiro em mãos?
Desde fevereiro de 2020, a Caixa liberou o serviço digital para que o trabalhador possa fazer o saque do FGTS sem precisar ir à uma agência.
Para sacar o benefício de maneira digital, basta acessar o aplicativo do FGTS, consultar os valores e solicitar o saque.
O app solicita uma conta bancária de titularidade do requerente, e o valor estará disponível em conta após 5 dias úteis, a partir da solicitação.
Por fim, vale destacar que os trabalhadores também podem realizar os saques nas agências Caixa e unidades lotéricas.
Veja também: Prova de vida INSS: Portaria estende prazos para segurados; veja o calendário