Quem usou o valor do FGTS para investir na privatização da Eletrobrás está perdendo dinheiro, segundo os retornos das ações e dos fundos. Isso porque a empresa se desvalorizou nesse tempo, o que, segundo especialistas, é normal para ativos de renda variável. Contudo, muitas pessoas estão desconfortáveis com isso.
Por isso, hoje vamos entender o que fez com que a ação caísse de preço, além de entender o que fazer se você deseja resgatar o dinheiro. Vale lembrar que é preciso pensar bem antes de tomar qualquer decisão em relação ao seu FGTS.
Investi o FGTS em Eletrobrás. E agora?
Os brasileiros que usaram valores do FGTS para investir nas ações da Eletrobrás não estão satisfeitos com o investimento. Isso porque as ações apresentam queda no período investido, o que também se reflete em perdas no dinheiro dos cidadãos que compraram a ação pelo fundo de garantia. Para especialistas, alguns fatores contribuem para esse retorno.
Um deles é a já declarada vontade do atual governo em recomprar a empresa, o que poderia devolver o valor do FGTS aos cidadãos. Com isso, o mercado financeiro acredita que a empresa teria indicadores piores, o que faz a empresa perder valor. Apesar da melhora no preço das ações em 2023, a ação chegou a cair mais de 20% de janeiro a março com os rumores da recompra da empresa.
Agora, outro fator a ser levado em conta é decorrente de atitudes da companhia. Isso porque a Eletrobrás abriu a segunda possibilidade de demissão voluntária. A primeira aconteceu ainda no ano passado. Com isso, trabalhadores que querem sair podem fazer isso. Para especialistas, isso demonstra uma remodelação da empresa, que deve ficar mais eficiente.
De março até junho, a ação apresentou uma alta de 33%, recuperando todas as perdas do início do ano. Nos últimos 12 meses, a ação apresenta uma leve alta de 2,6%, o que não acontece nos fundos de privatização do FGTS.
Se a ação subiu, porque investidores estão perdendo dinheiro?
Apesar de a ação estar subindo, os fundos de privatização estão perdendo dinheiro. Isso porque o fundo investe o valor na ação da empresa, mas para isso cobra uma taxa, que pode ser bastante alta para algumas pessoas.
Isso porque para investir o FGTS nas ações da Eletrobrás os brasileiros precisaram investir em um Fundo Mútuo de Privatização (FMP). Desde 14 de junho de 2022, dia do investimento, o FMP da Caixa caiu 4,79%, perda maior que o FMP da Guide Investimentos, que caiu 4,28% no mesmo período.
Para o futuro, especialistas não recomendam a venda do papel. Isso porque o preço da ação segue em tendência de alta e deve cobrir os prejuízos nas próximas semanas. Vale lembrar que, ao fazer a venda do investimento, o valor retorna ao FGTS e passa a render 3% ao ano mais a Taxa Referencial, sem poder ser sacado.