Agora moradores poderão realizar saque do FGTS por calamidade em Alagoas. A liberação ocorreu após decreto de calamidade pública e reconhecimento do Ministério do Desenvolvimento Regional, por meio de portaria ministerial.
Ao todo 28 cidades alagoanas foram atingidas gravemente pelas fortes chuvas, sendo elas:
- Atalaia, Branquinha, Cacimbinha, Cajueiro, Capela, Chã Preta, Colônia Leopoldina, Jacuípe, Jundiá, Limoeiro, Maceió, Major Isidoro, Maragogi, Matriz do Camaragibe, Marechal Deodoro, Murici, Paulo Jacinto, Pilar, Porto de Pedras, Quebrangulo, Rio Largo, Santana do Mundaú, São José da Lage, São Luiz do Quintunde, Satuba, Taquarana, União dos Palmares e Viçosa.
A partir desta segunda-feira (4) os residentes das cidades listadas foram liberados para realizar a retirada do FGTS por calamidade em Alagoas.
Como realizar o saque do FGTS por calamidade?
Para realizar a solicitação do saque do FGTS por calamidade não é necessário comparecer presencialmente a uma agência da Caixa. É possível solicitar o valor de R$ 6.220 por meio do aplicativo do FGTS.
No entanto, é preciso possuir saldo positivo na conta do Fundo de Garantia e não ter realizado saque pelo mesmo motivo em período inferior a 12 meses.
Caminhão-agência
Além disso, outra opção de saque é o “Caminhão-agência”. A alternativa foi proposta pela agência para as regiões afetadas. Serão deslocados caminhões, nos quais será possível:
- Realizar atendimentos aos beneficiários do Auxílio Brasil; e
- Aos beneficiários do Abono Salarial;
- Efetuar pagamento do FGTS; e
- Concessões de crédito;
- Oferecer auxílio na utilização de aplicativos do banco, como CAIXA Tem e app do FGTS; e
- Desbloqueio de cartão e senha de contas.
Também será possível fazer movimentações de dinheiro em caixas eletrônicos que também estarão disponíveis no caminhão. Os caminhões chegarão aos locais nesta quarta-feira (6) e prestarão serviços à população das 8h às 16h.
FGTS por calamidade em outros estados
Cidades afetadas pelas fortes chuvas em Amapá, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo também já tiveram o FGTS por calamidade liberado.
Entretanto, o prazo de pagamento dos R$ 6.220 em algumas localidades já expirou. Confira a seguir em quais localidades ainda é possível fazer o saque:
- Amapá: Vitória do Jari;
- Espírito Santo: Bom Jesus do Norte;
- Minas Gerais: Cataguases, Mateus Leme (Portaria 993), Muriaé e Santo Antônio do Amparo.
- Pernambuco: Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes, Macaparana, Recife, São José da Coroa Grande e Timbaúba.
- Paraná: Maripá.
- Rio de Janeiro: Aperibé (Portaria 1024), Belford Roxo, Mesquita, Nova Iguaçu, Queimados e Santo Antônio de Pádua (Portaria 1053).
- Santa Catarina: Içara e Tubarão.
Para visualizar todos os locais que foram incluídos na concessão do FGTS por calamidade acesse este link.
Saque emergencial por calamidade
O saque emergencial do FGTS por calamidade é disponibilizado por necessidade pessoal, cuja urgência e gravidade decorre de desastres naturais. Ele se destina a moradores das áreas atingidas identificados pela Defesa Civil Municipal.
Para ser habilitada ao FGTS calamidade é preciso que o município, ou o próprio Estado, decrete situação de emergência ou calamidade pública.
Também é necessário apresentar à Caixa Econômica o Formulário de Informações do Desastre (FIDE) e a Declaração das áreas afetadas, elaborados pela gestão pública dos referidos locais.