São diversos os benefícios que existem atualmente no intuito de ajudar a população carente em seu sustento e qualidade de vida. Eles estão cada dia mais conhecidos, especialmente, porque a pandemia gerou uma crise social muito grande. Algumas dessas novidades são relacionadas ao FGTS, como o uso do FGTS para financiamento de imóveis populares e também liberações de valores para quem desejar sacá-los. Continue acompanhando este artigo para entender como funciona o financiamento de imóveis com o FGTS!
Como funciona o FGTS para financiamento
A possibilidade de usar o FGTS para financiamento é referente ao FGTS futuro de um trabalhador, por isso está gerando muitas dúvidas. O Governo Federal abriu essa possibilidade mediante a publicação de uma portaria que visa a disponibilização do FGTS para a realização de compra de imóvel próprio através do uso do saldo do benefício. Essa hipótese funcionará como se fosse um consignado do FGTS, ou seja, mediante o desconto mensal das parcelas que o trabalhador for receber.
Dessa forma, aqueles trabalhadores que quiserem comprar o imóvel deverão dar entrada em um imóvel popular, podendo, para isso, utilizar os valores de pagamentos futuros do Fundo de Garantia como abatimento das parcelas do imóvel.
Entretanto, é importante ressaltar que a regra apenas funciona para aqueles imóveis populares e para pessoas de baixa renda, uma vez que visa a inclusão social. Para ser mais específico, as famílias com renda mensal de até R$4,4 mil são aquelas que poderão desfrutar da hipótese de utilizar o FGTS para financiamento do seu imóvel. Isso significa que essa modalidade de financiamento não estará disponível para pessoas com renda mais alta.
O abatimento é feito no FGTS sempre que entrar algum valor nele, entretanto, o trabalhador precisará complementar o pagamento da parcela do imóvel, se ficar faltando algo.
Além disso, como o serviço só poderá ser feito mediante a aquisição de casa popular, é preciso que os interessados solicitem essa modalidade de financiamento mediante o programa Casa Verde Amarela (que antes tinha o nome de Minha Casa, Minha Vida).
O programa já está liberado?
A liberação do FGTS para financiamento de imóvel deve seguir uma série de regras para que ela seja possível. Por isso, bancos e outras instituições financeiras estão trabalhando para sua adaptação, na intenção de fornecer esse serviço aos brasileiros que preencherem os requisitos anteriormente mencionados. Para que eles consigam se estabelecer e para que comecem a fornecer o serviço, o Governo Federal deu-lhes o prazo de até 90 dias.
Portanto, a liberação ainda conta com esse tempo para o ajuste do programa. Portanto, aquelas pessoas que tiverem interesse em adquirir o imóvel próprio mediante o abatimento das parcelas do FGTS deverão esperar até o começo de 2023 para isso. Provavelmente, em janeiro ou fevereiro do ano que vem o dinheiro já poderá ser utilizado por elas.
Também é importante frisar que, como ainda está em período de adaptação, as regras para que o programa seja liberado ainda não estão totalmente claras. Dessa forma, será preciso aguardar a divulgação da liberação do FGTS para financiamento para saber, exatamente, como ela funcionará.