Usar o FGTS para compra de imóvel próprio pode ser uma excelente ideia para quem deseja sair do aluguel pagando mais barato. Além disso, o montante acumulado no fundo serve tanto para compras à vista, como também para abater parcelas de financiamento.
Contudo, muitos trabalhadores ainda tem dúvidas sobre como usar o benefício para esse fim, e por isso, muitas vezes acabam perdendo a oportunidade.
Pensando nisso, reunimos algumas das principais informações sobre esse assunto para te passar, para que assim, você esclareça todas essas dúvidas sobre a utilização do FGTS para aquisição do tão sonhado imóvel próprio.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
FGTS para compra de imóvel próprio: veja quem pode utilizar
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, mais conhecido como FGTS, é um fundo que o Governo Federal criou com o objetivo proteger o trabalhador em caso de demissão sem justa causa, doenças graves, aposentadoria e outros eventos específicos.
Assim sendo, o trabalhador somente tem acesso aos valores que se acumulam na conta do fundo nessas situações.
Além disso, uma das possibilidades de uso desse recurso é para a compra de imóvel próprio. Desse modo, para utilizar o FGTS na compra de imóvel próprio, é necessário atender aos seguintes requisitos:
- Ser titular de conta FGTS;
- Não possui financiamento ativo no SFH (Sistema Financeiro de Habitação) e;
- Comprovar o tempo mínimo de trabalho sob o regime do FGTS.
Como utilizar os valores do fundo para comprar um imóvel?
Existem diferentes modalidades de utilização do FGTS na compra de imóvel próprio. Dessa forma, confira a seguir como cada uma delas funciona:
Aquisição de imóvel residencial urbano novo ou usado
Primeiramente, o trabalhador pode utilizar o FGTS para comprar um imóvel residencial urbano, novo ou usado, desde que ele se enquadre nos requisitos mencionados acima.
Amortização ou liquidação do saldo devedor
Além disso, caso o trabalhador já possua um financiamento imobiliário no SFH, também é possível utilizar o FGTS para amortizar ou liquidar o saldo devedor. Essa opção ajuda a reduzir o valor das parcelas mensais ou quitar o financiamento mais rapidamente.
Pagamento de parte das prestações
De acordo com as regras do FGTS, o trabalhador também pode utilizar o dinheiro do fundo para o pagamento de parte das prestações de um financiamento habitacional, desde que o contrato de financiamento preveja essa modalidade.
Consórcio Imobiliário
Ademais, se o trabalhador participar de um consórcio imobiliário para a aquisição de um imóvel, ele também pode utilizar o FGTS para oferecer lances ou complementar o valor da carta de crédito.
Como solicitar a utilização do FGTS para esse fim?
Por fim, para utilizar o FGTS na compra de imóvel próprio, basta seguir os seguintes passos:
- Verifique os requisitos;
- Informe o empregador;
- Obtenha o extrato do FGTS;
- Forneça a documentação necessária, que inclui comprovantes de renda, identidade, CPF, certidão de estado civil, entre outros.
Então, depois da conclusão de todos esses passos, basta assinar o contrato e pronto! Você já poderá usar o FGTS para compra de imóvel próprio!
Gostou das orientações? Deixe a sua opinião nos comentários!