Os trabalhadores aguardam por repetição de medida tal como a que ocorreu em 2020 e que permitiu o saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
No ano passado, em virtude da Covid-19, o saque foi colocado em prática com a Medida Provisória nº 946, de 07/04/2020, e colaborou para o enfrentamento das adversidades da pandemia.
Aqueles que possuíam saldo para saque, tanto de contas ativas ou de contas inativas, foram beneficiados. O resgate foi autorizado permitindo um valor de até um salário mínimo.
A primeira data liberada para saques ocorreu no dia 29 de junho para os nascidos no mês de janeiro. O cronograma de pagamentos foi encerrado no dia 21 de setembro de 2020, data na qual os beneficiários nascidos em dezembro puderam sacar.
Entretanto, o decreto que autorizou o processo em 2020 perdeu validade em 31 de dezembro. Mas como os efeitos da pandemia permanecem devastadores, iniciou-se a especulação de concessões judiciais que pudessem autorizar novo saque.
Vai ocorrer a liberação em 2021?
Existe a expectativa de que essa mesma medida do Ministério da Economia seja tomada para este ano, de forma a permitir que os trabalhadores possam resgatar o valor de um salário mínimo.
A informação sobre uma possível nova rodada de saques emergenciais do FGTS foi divulgada no final do ano passado por membros da equipe econômica, o que serve de fundamento para essa especulação.
Os órgãos oficiais do Governo não informam com exatidão, porém, existem informações não oficiais de que o governo fará novamente a liberação do FGTS, já chamada de “nova rodada do FGTS emergencial”, a partir de junho de 2021.
Portanto, é necessário estar atento para a nova liberação e aguardar as orientações, pois as regras podem divergir daquelas definidas anteriormente.
Nova data de saque disponível
A rodada de pagamentos do auxílio emergencial 2021 segue com o seu calendário oficial. Desta forma, a Caixa Econômica Federal anuncia a liberação para saque do benefício nesta terça (4) para aqueles nascidos em março, fora do programa Bolsa Família, ou seja, aqueles que fizeram o cadastro via aplicativo ou site, ou através do Cadastro Único.
Para os que recebem o Programa Bolsa Família (PBF) a programação ocorre de acordo com o dígito final do Número de Identificação Social (NIS), sendo que o pagamento e saque do ciclo 1 foi realizado no dia 30 de abril.
Segunda parcela
O segundo ciclo de pagamentos do auxílio emergencial tem previsão de início em 16 de maio para os aniversariantes de janeiro, com data de liberação do saque no dia 8 de junho. Para os contemplados pelo Programa Bolsa Família, a data será 18 de maio, começando por aqueles que possuem o Número de Identificação Social com dígito final 1.
Para o esclarecimento de dúvidas a respeito do auxílio emergencial, a Caixa orienta que os beneficiários entrem em contato por telefone através do número 111, com horário de funcionamento de segunda a domingo, das 7h às 22h, ou recomenda que utilizem o site como canal de atendimento.
Confira também: INSS divulga NOVO calendário de pagamento do 13° salário; confira
tem que e melhorar esse Brazil