O FGTS deve ser depositado pelo empregador, sendo assim, há algumas maneiras para que o trabalhador possa acompanhar os depósitos. Com a criação de aplicativos e sites, é possível checar os depósitos e até mesmo realizar o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço de maneira totalmente digital.
Outra alternativa para receber o FGTS é o Saque-Aniversário, que é uma maneira diferente do sistema padrão de Saque-Rescisão.
Para ficar por dentro de todas essas informações sobre o FGTS, continue conosco na leitura deste texto pois traremos muitas informações sobre este assunto.
Como acompanhar os depósitos do FGTS?
É possível acompanhar os depósitos do FGTS sem precisar sair de casa. Isso é possível através de mensagens do celular, uma vez que a própria Caixa Econômica Federal criou um serviço para enviar SMSs a fim de informar sobre os depósitos e sobre o saldo. As pessoas podem, também, acompanhar os dados do FGTS pelo site. Basta criar uma senha usando o CPF ou o NIS. Depois fazer login e acessar o extrato do FGTS.
Outra alternativa para acompanhar os depósitos é o aplicativo FGTS disponível tanto na Play Store para Android quanto na App Store para IOS.
Quem deve depositar o FGTS?
Quem deposita o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é o empregador. Portanto, este valor não pode ter seu desconto a partir do salário do trabalhador. Outra regra é que o empregador deve realizar o depósito até o dia sete de cada mês na conta do trabalhador, que possui vínculo com o Fundo de Garantia.
Como citamos anteriormente, o FGTS não tem seu desconto a partir do salário do trabalhador. O empregador é quem deve depositar uma taxa de 8% do salário bruto que irá pagar. Porém, para os casos de Contrato de Aprendizagem, esse valor passa a ser de 2%.
O que é o saque digital do FGTS?
O saque digital é um serviço que a caixa oferece para que as pessoas possam realizar operações como o saque do FGTS de maneira totalmente on-line. Sendo assim, é necessário apenas consultar a liberação dos valores através do aplicativo do FGTS.
Saque-Aniversário
O Saque-Aniversário teve sua criação a partir da Lei 13.932 do ano de 2019. A saber, aderir ao Saque-Aniversário é facultativo, dessa forma, aqueles que não quiserem aderir continuarão no sistema de Saque-Rescisão.
Antes de optar por algum destes é preciso saber como eles funcionam. O sistema de Saque-Rescisão, que é o sistema padrão, permite que o trabalhador receba todo o valor do FGTS em caso de demissão sem justa causa. Já a opção do Saque-Aniversário permite que o trabalhador, todo ano, próximo a data de seu aniversário, realize um saque de parte do valor do FGTS. Contudo, ao optar por essa opção, o trabalhador não poderá sacar todo o valor em caso de demissão sem justa causa. Dessa maneira, poderá apenas receber a multa rescisória.
Enfim, agora você já sabe como descobrir se seu empregador está depositando o FGTS? Compartilhe conosco nos comentários abaixo, quais dicas foram mais úteis para você!