O FGTS anunciou um resgate surpresa para milhões de brasileiros, que podem receber uma verdadeira bolada na conta. Isso porque muitas pessoas podem ter acesso ao dinheiro que está parado na conta e, com isso, colocar as dívidas em dia ou, ainda, realizar os sonhos que estão parados na gaveta. Contudo, é preciso ter cuidado ao efetuar
Dessa forma, hoje vamos entender como ter acesso a esse valor do FGTS de forma facilitada, além de entender quem pode aderir ao pagamento, que é feito pela Caixa.
FGTS na sua conta nos próximos dias
Segundo os dados da Serasa, atualmente os resgates do saque-aniversário somam 9,58% das operações de saque do FGTS. A dispensa sem justa causa segue sendo a principal finalidade dos resgates, com 54,95% das operações. Dessa forma, muitos brasileiros já estão aderindo à modalidade em momentos que não são cruciais.
Por isso, se você quer aderir ao saque-aniversário, o primeiro ponto a pensar é o prazo de trancamento dos valores. Isso porque é preciso aderir à modalidade. Porém, na hora de desistir, é preciso ficar 2 anos esperando a regra voltar ao normal. Isso pode impactar bastante nas finanças pessoais, principalmente em momentos de maior aperto financeiro.
Para aderir ao saque-aniversário, basta ir no app Meu FGTS e selecionar a opção na tela inicial. Para especialistas, o trabalhador deve considerar o valor apenas em emergências e o uso não deve ir para gastos recorrentes. Além disso, é preciso ressaltar que a modalidade tem apenas um saque validado por ano, mas que os cidadãos que aderem à modalidade podem optar pela antecipação do FGTS, pagando juros para os bancos.
Quanto posso sacar?
O saque-aniversário do FGTS possui algumas faixas de renda. Com isso, nem todo mundo tem acesso ao mesmo valor, dado que o saldo do fundo de garantia é diferente. No total, são 7 faixas distintas. Todas elas dão um bom dinheiro ao cidadão, que deve usar o valor apenas em casos de emergências e como última fonte disponível de recursos.
Para ver o valor que você vai receber, basta entrar no aplicativo do FGTS e fazer a simulação do saque normalmente. Para quem deseja aderir à modalidade, é preciso entender que haverá o bloqueio do valor em caso de demissão e a adesão não poderá ser revertida por 2 anos, seguindo as atuais regras. Por outro lado, quem deseja pegar um empréstimo consignado para aderir ao saque-aniversário precisa olhar bem a taxa de juros, que não pode ser alta, já que essa é uma operação de baixo risco para os bancos.