Com as altas taxas dos empréstimos e também com o salário cada vez mais curto para os brasileiros, uma grande recorrência é a busca pelo FGTS para salvar as contas no final do mês. Não à toa, os resgates do saque-aniversário vem batendo recordes mês a mês e vem ganhando o apoio da população brasileira. Contudo, o fato de poder sacar apenas no mês do seu aniversário é um complicador da modalidade.
Por isso, diversos bancos permitem o saque antecipado do FGTS. Entre eles, o Banco Inter tem uma das melhores taxas do país, mas que pode variar de pessoa a pessoa.
O que é a antecipação do FGTS?
Uma modalidade ainda não muito comum no país é a antecipação do FGTS. Na prática, é uma modalidade que permite antecipar o saque-aniversário do fundo de garantia, de forma que o usuário do banco não precisa esperar o próximo ano para ter acesso ao dinheiro. Pelo fato de ser um empréstimo, a modalidade tem incidência de juros, mas que é bem menor que os empréstimos tradicionais.
Em qualquer banco, a primeira exigência para fazer a antecipação do FGTS é aderir ao saque-aniversário. Para isso, basta entrar no aplicativo do Meu FGTS e solicitar a adesão ao programa. Posteriormente, basta ir ao banco e fazer as simulações de saque. Atualmente, centenas de instituições em todo o país fazem o saque dos valores e, como funciona sempre da mesma forma, o ideal é sempre procurar instituições que cobram menores taxas da operação.
Vale lembrar que, durante o processo, você não pode solicitar a reversão da adesão ao saque-aniversário. Além disso, é importante lembrar que, ao aderir, a reversão demora, pelo menos, 24 meses para acontecer. Por isso, use a antecipação do FGTS apenas para casos muito urgente e que não tenham outra possibilidade de financiamento dos valores.
Fazendo a operação no Banco Inter
O Banco Inter tem uma das melhores taxas do mercado, além de ter um processo totalmente digitalizado. Dessa forma, você pode solicitar a adesão aos valores sem precisar ir a uma agência bancária ou instituição financeira. Além disso, o banco libera o valor em até 1 dia útil, o que é excelente para quem precisa do dinheiro com urgência após o saque.
Para isso, é preciso seguir algumas regras:
- Ser maior de 18 anos e aderir ao saque-aniversário;
- Ter carteira assinada ou ter saldo FGTS em uma conta ativa ou inativa;
- Autorizar o Banco Inter a acessar dados do FGTS;
- Ter uma conta no banco.
Por fim, a taxa é de 2,05% ao mês. O percentual incide sobre cada um dos saques e o valor é descontado automaticamente do saldo resgatado. A simulação pode ser feita pelo próprio aplicativo do banco.