Alguns trabalhadores podem sacar até R$1 mil do FGTS até a primeira metade deste mês. O valor faz parte de um antigo resgate do fundo de garantia, que colocou nas contas dos trabalhadores o valor, sem que precisassem solicitar. Contudo, muita gente ainda não pegou o dinheiro e pode perder a oportunidade de ter uma renda extra no final do ano.
Por isso, hoje vamos falar sobre o resgate de R$1 mil do FGTS e mostrar como retirar esse valor da conta. Vale lembrar que quem já fez o resgate não pode fazer outro nessa modalidade.
De onde vem esse valor do FGTS?
O valor do saque do FGTS é uma modalidade que durou durante o início do ano. Na época, o valor colocou muito dinheiro nas mãos dos trabalhadores, como forma de recuperar o poder de compra dessas pessoas. Isso porque a pandemia diminuiu os salários e fez com que a economia ficasse ruim, o que prejudicou a população.
Em abril, maio e junho, todos os trabalhadores do Brasil receberam, em suas contas do Caixa Tem, o valor referente ao saque extraordinário do FGTS. O valor entrou nas contas dos trabalhadores seguindo um calendário determinado pelo Governo Federal, que respeitou o mês de nascimento dos contribuintes. Vale lembrar que só tem direito a esse valor quem tinha saldo no fundo de garantia no dia 31 de dezembro de 2021.
Apesar disso, o valor não ficará para sempre esperando os trabalhadores. Isso porque se o trabalhador não sacar até o dia 15 de dezembro, o valor voltará automaticamente para a conta do FGTS, com correção monetária. Com isso, é preciso correr para sacar o dinheiro, que pode ser usado para qualquer gasto que o trabalhador quiser fazer.
Além disso, é importante lembrar que esse saque do FGTS não afeta em nada as multas de demissão ou as outras modalidades de resgate do fundo de garantia.
Como sacar o dinheiro?
Existem duas formas bastante simples de ter acesso ao dinheiro. Isso porque o aplicativo Caixa Tem é bastante fácil de ser usado, ao passo que o aplicativo do FGTS também permite o saque extraordinário dos valores. Por isso, se você tentar de uma das duas maneiras, conseguirá pegar o dinheiro ainda no mesmo dia.
Dessa forma, basta baixar o aplicativo do Caixa Tem, fazer o login com seus dados e solicitar o resgate dos valores. Caso esse seja o seu primeiro acesso, clique na opção “Primeiro Acesso” na página inicial do aplicativo. Além disso, é preciso fazer alguns detalhes de segurança para ter acesso ao dinheiro.
Por outro lado, quem optar por fazer o resgate pelo app do FGTS, em vez do app da Caixa, basta fazer o login com os dados do Gov.br, clicar em “saque extraordinário do FGTS” e solicitar o envio dos valores à sua conta bancária. Em poucos dias o valor estará na conta selecionada, independentemente de qual banco você usar.
Com o valor em mãos, especialistas sugerem o uso para a quitação de dívidas e também para criar uma folga financeira na sua vida, seja deixando guardado, seja usando em gastos que não eram esperados por você. Contudo, a dica é não contrair novas dívidas com esse valor, como dando entrada em um smartphone, por exemplo.