O Governo Federal liberou o resgate de até R$1.000 do FGTS para os trabalhadores que optarem por retirar o valor. Com isso, é hora de você pensar o que fará com esse dinheiro e, diante disso, especialistas citam os 5 melhores investimentos para você fazer com esse dinheiro. Contudo, vale lembrar que apenas investir não é uma opção, já que esse dinheiro pode ser a salvação de toda a sua vida financeira.
Por isso, nesse texto vamos falar sobre os 5 melhores investimentos para o valor do FGTS. Além disso, vamos falar sobre quem pode investir nesses produtos e se vale a pena, ou não, resgatar o valor do fundo de garantia. Vale lembrar que você deve sempre levar em conta a sua atual situação financeira para que esse momento não se torne um pesadelo.
Vale a pena resgatar o FGTS?
Mesmo que o governo tenha liberado o resgate do FGTS, muitos trabalhadores ainda têm receio de pegar o valor da conta. Por outro lado, outros têm dúvidas sobre valer a pena, ou não, retirar o valor do fundo, já que ele serve para momentos em que a situação financeira fica ainda mais comprometida, como na demissão sem justa causa. Apesar disso, você deve sempre levar os dois lados em consideração.
Isso porque analistas não são unânimes quanto à retirada do valor da conta. Enquanto uns acreditam que o FGTS deve ser usado para momentos emergenciais, outros acreditam que retirar da conta, com organização financeira, pode ser uma excelente ideia. Essa segunda visão é pautada pelo rendimento, dado que o FGTS rende 3% ao ano e, atualmente, é fácil de encontrar retornos de 11,75% no mercado, que é a atual taxa Selic.
Por isso, você deve retirar o dinheiro em apenas dois casos: o primeiro é se você quer pagar alguma dívida que, com esse valor, acabará. Por outro lado, se você não tem dívidas, só deve retirar o valor do FGTS se for investir o dinheiro em títulos que rendam acima do fundo.
Onde investir o dinheiro?
Por isso, se você faz parte do time que não está endividado e pode usar o valor para investir, especialistas citam os 5 melhores investimentos para você colocar o dinheiro do FGTS. Vale lembrar que, se possível, uma excelente ideia é falar com um assessor de investimentos para ter a melhor orientação. Contudo, a grande maioria dos investimentos citados são seguros, com exceção da renda variável.
O primeiro investimento recomendado é o Tesouro Selic. Isso porque ele rende 11,75% e é o investimento mais seguro do Brasil. Atualmente, ele rende quatro vezes mais que o FGTS e, caso você não pretenda usar esse valor em breve, é uma excelente opção. Para os mais aventureiros, investir em um CDB, seja de CDI, inflação ou prefixado, pode ser uma boa ideia. Contudo, aqui você deve se atentar ao prazo de vencimento do produto. Ainda, o mesmo pode ser feito com letras financeiras (LCI e LCA), já que esses produtos não têm imposto de renda e tendem a render bem no atual cenário.
Para finalizar, a renda variável pode ser um bom investimento, mas apenas para investidores que tenham experiência no mercado financeiro. Por último, títulos atrelados à inflação também estão em alta e podem dar bons retornos.