O fundo de garantia por tempo de serviço (FGTS) já tem o calendário revelado para a modalidade de saque aniversário em 2023. Com a novidade, os brasileiros poderão se organizar e, com isso, ter mais controle sobre suas vidas financeiras. Apesar disso, é importante relembrar os riscos de usar o dinheiro da modalidade.
Por isso, hoje vamos mostrar para você os riscos de efetuar o saque aniversário, além de mostrar as datas estipuladas pelo Governo Federal para o saque do dinheiro. Vale lembrar que, em tese, o ideal é não mexer nesse dinheiro e deixar parado até que seja necessário.
Os riscos do saque aniversário
O saque aniversário é uma modalidade de alto risco do FGTS. Isso quer dizer que a contrapartida de ter o valor dessa conta é alta e, por isso, é preciso que o trabalhador pense bem antes de tomar qualquer decisão.
Na hora de solicitar o saque aniversário, o trabalhador tem os valores do FGTS bloqueados. Com isso, não recebe o dinheiro da conta mesmo que tenha sido demitido sem justa causa. Além disso, ao aderir à modalidade, é preciso esperar 24 meses para voltar ao modelo comum, o saque rescisão. Ainda, ao fazer o saque do dinheiro do fundo, o trabalhador pode ter dificuldades em dar entrada em imóveis, por exemplo, dado que o saldo da conta fica cada ano menor.
Apesar disso, na hora do aperto, essa é uma modalidade que dá dinheiro ao cidadão sem custo algum. Isso porque o saque aniversário não cobra juros dos cidadãos, exceto quando quiserem fazer um empréstimo com o FGTS.
Dessa forma, é preciso pensar bem antes de tomar qualquer decisão, dado que ela pode mudar a sua vida financeira por, pelo menos, dois anos.
Qual o calendário de 2023?
O calendário para o ano que vem é bastante parecido com o calendário deste ano. Contudo, novamente é preciso ficar atento às datas, dado que a perda dos prazos acarreta o cancelamento do resgate e pode fazer falta para quem planejou ter o valor. Além disso, o dinheiro do saque aniversário ainda seguirá o mês de nascimento dos cidadãos.
Com isso, as datas para ter o valor na conta são as seguintes, de acordo com mês de nascimento:
- Janeiro: de 02 de janeiro a 31 de março de 2023
- Fevereiro: de 01 de janeiro a 29 de abril de 2023
- Março: de 01 de março a 31 de maio de 2023
- Abril: de 03 de abril a 30 de junho de 2023
- Maio: 01 de maio a 31 de julho de 2023
- Junho: de 01 de junho a 31 de agosto de 2023
- Julho: de 03 de julho a 29 de setembro de 2023
- Agosto: de 01 de agosto a 31 de outubro de 2023
- Setembro: de 01 setembro a 30 de novembro de 2023
- Outubro: de 02 de outubro a 29 de dezembro de 2023
- Novembro: de 01 de novembro de 2023 a 31 de janeiro de 2024
- Dezembro: de 01 de dezembro de 2023 a 29 de fevereiro de 2024.
Dessa forma, a partir da primeira semana do ano que vem, os nascidos em janeiro já poderão solicitar a adesão ao saque aniversário. Vale lembrar que nesta semana, os nascidos em dezembro tiveram a autorização para requerer o valor.