Uma situação não muito comum mas que pode acontecer é o envio de Pix para a pessoa errada, bem como o envio de valores errados. Nessa hipótese, a pessoa pode buscar a negociação de forma amigável, contando com a boa fé de quem recebeu.
Contudo, se não puder contar com a boa vontade do recebedor, fica a dúvida sobre a melhor maneira de agir nessa situação. O Pix é um modelo de transferência bancária que entrou em uso muito recentemente, mesmo assim já caiu no gosto dos brasileiros.
Essa preferência acontece em virtude das transações serem instantâneas, e não haver cobrança de taxas quando se trata de pessoas físicas. Porém, essa mesma agilidade e praticidade pode ser um complicador em casos de operações feitas por engano.
Quer saber como agir no caso de enviar um Pix para pessoa errada ou errar o valor da transferência? Continue a leitura do texto até o final!
É possível recorrer a vias judiciais no caso de envio de Pix para a pessoa errada?
Primeiramente vale lembrar que essa forma de transferência é um tanto quanto recente. Seu lançamento aconteceu no ano de em 2020. Contudo, apesar do surgimento a pouco tempo, ela já se tornou queridinha de uma grande parcela da sociedade.
Entretanto, existem questões importantes que merecem atenção e análise, pois erros nesse formato de transação podem ser de difícil solução.
Assim, pode acontecer de o indivíduo, ao fazer uma transferência via Pix para alguém, acabar enviando para uma pessoa errada. Ou ainda, no caso de erro na digitação, enviar um valor mais alto que o necessário.
Essas são hipóteses que podem ocorrer. Partindo do princípio que o destinatário não se disponha a fazer a devolução do Pix por uma questão ética, o usuário pode procurar a Justiça.
Quais os passos antes de procurar a justiça em caso de envio de Pix para a pessoa errada
Primeiramente, ao perceber o erro, a forma mais tranquila de resolver o problema é conseguir a devolução de forma amigável com o destinatário.
Vale ressaltar que o cancelamento de uma transferência através do Pix não é uma opção viável. Por ser uma tecnologia que possibilita a movimentação instantânea, após a conclusão do processo, não é possível para o usuário realizar um cancelamento, nem mesmo solicitar o estorno.
Nos casos de agendamento, quando ainda não houve o envio do valor ao destinatário é possível cancelar a operação.
Como agir em caso de negativa do destinatário
Por fim, é importante que logo ao perceber que fez o Pix para a pessoa errada, o usuário faça a tentativa de negociação amigável. Pois, ao realizar a operação, a pessoa obtém todos os dados de quem recebeu o valor, então existe a possibilidade de uso dessas informações para encontrá-lo e pedir o ressarcimento.
Contudo, se houver a negativa de devolução, o indivíduo que efetuou o Pix ainda tem a opção de acionar a instituição financeira. Afinal, o banco possui os dados de quem recebeu e pode contatar a agência bancária na qual existe a conta do recebedor, para assim, conseguir a devolução.
Todavia, se nenhuma dessas ações der resultado positivo, será necessário entrar com uma ação na justiça alegando o erro que cometeu. Então, aguardar o reconhecimento por parte do juiz, que obrigará quem recebeu por engano a restituir o valor.
Agora já sabe, fez Pix para a pessoa errada e não conseguiu a devolução na boa fé, busque o ressarcimento por vias judiciais. Volte para mais informações.