O ministro da Fazenda Fernando Haddad (PT) negou nesta quinta-feira (05) que exista um projeto que tenha como foco a criação de uma moeda única para o comércio dentro do Mercosul. A afirmação foi feita após a cerimônia de transmissão de cargo da ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB).
Geraldo Alckmin defende corte de juros do BNDES
Irritado, Fernando Haddad disse que “não existe a ideia de uma moeda única”. “Não existe essa proposta, vai se informar primeiro”, disse a jornalistas ao deixar o Palácio do Planalto”. A declaração do ministro acontece após, assim como publicou o Brasil123, Daniel Scioli, que é embaixador da Argentina no Brasil, ter dito que se reuniu com o petista e discutiu sobre a medida.
Daniel Scioli chegou a afirmar que o intuito da proposta é proporcionar o fortalecimento dos acordos comerciais entre os países que fazem parte do Mercosul. Na ocasião, ele ainda ponderou que a ideia não é fazer com que os países parem de ter suas próprias moedas.
“Não significa que cada país não tenha sua moeda. Significa uma unidade para integração e aumento do intercâmbio comercial no bloco regional. E, como disse o presidente Lula, fortalecer o Mercosul e ampliar a união latino americana é muito importante”, declarou o embaixador argentino, que ainda chegou a ressaltar que Fernando Haddad é um economista que tem uma “visão muito positiva, da economia real, e um compromisso muito forte com os objetivos da moeda comum”.
No ano passado, Fernando Haddad e seu secretário-executivo, Gabriel Galípolo, escreveram um artigo que tinha como objetivo propor o uso de uma moeda única no comércio sul-americano para impulsionar a integração na região e fortalecer a soberania monetária dos países do continente.
Na ocasião, ele explicou que o intuito era formatar uma moeda única para as transações comerciais entre eles, sem depender do dólar – a medida seria uma espécie de evolução do atual Sistema de Pagamentos em Moeda Local (SML), operado pelo Banco Central.
Leia também: Lula deve pedir pacote de medidas para reconstruir o país