Nesta sexta-feira (13), dia seguinte ao feriado de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, será ponto facultativo para os servidores públicos federais, conforme Portaria MGI 6.142, publicada nesta terça-feira (10), no Diário Oficial da União (DOU).
Com isso, as Agências da Previdência Social (APS) não vão funcionar. Desse modo, os agendamentos que porventura sejam para esta data serão remarcados.
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Ponto facultativo na emenda do feriado
A saber, a norma publicada nesta terça-feira (10), “altera a Portaria nº 11.090, de 27 de dezembro de 2022, que divulga os dias de feriados nacionais e estabelece os dias de ponto facultativo no ano de 2023, para cumprimento pelos órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional”.
Então, os cidadãos podem buscar informações, pedir benefícios e agendar serviços pelo site ou aplicativo ‘Meu INSS’ ou por meio da Central 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h, horário de Brasília.
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Remarcações
Em todo o Brasil, o impacto recaiu sobre 163 agendamentos para o dia 13 de outubro, sendo: 161 do serviço avaliação social Benefício de Prestação Continuada (BPC)- Inicial (presencial).
Desse número, 147 são do Nordeste, 13 da região Norte/Centro-Oeste, 1 de São Paulo.
Ainda mais, 1 agendamento do serviço avaliação de acompanhamento em reabilitação profissional, no Rio de Janeiro; e 1 agendamento do serviço atendimento simplificado em Minas Gerais.
Sendo assim, a partir das 13h desta quarta-feira (11), esses cidadãos poderão acessar o ‘Meu INSS’’, ou ligar para a Central 135, para verificar se o seu agendamento foi mantido, sendo atendido via Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social (PEFPS)/mutirão do serviço social ou se foi remarcado para uma nova data.
Por fim, o INSS destaca um alerta importante para os atendimentos, seja no feriado ou em qualquer outra ocasião.
Tenha cuidado com a segurança de seus dados pessoais. Dessa forma, não forneça a senha de cartão bancário ou documentos originais a terceiros, e muito menos fotos de documentos ou para fazer a biometria facial.
A saber, quem precisa dos serviços disponíveis na plataforma ‘Meu INSS’ não precisa de intermediários. Ele mesmo pode fazer o seu requerimento.
Então, eventuais reclamações sobre a atuação de intermediários podem ser feitas na Ouvidoria do INSS, disponível na Central 135.
Fonte: Instituto Nacional do Seguro Social
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