Nesta quinta-feira, dia 12 de outubro, as agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estarão fechadas por conta do feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida.
No entanto, os canais remotos de atendimento permanecem disponíveis para esclarecer dúvidas ou fazer pedidos de benefícios.
Moedas de R$ 1 podem valer uma fortuna; veja se você tem esse tesouro!
Quando volta o atendimento do INSS nas agências?
A saber, sexta-feira (13), dia seguinte ao feriado, será ponto facultativo para os servidores públicos federais, conforme Portaria MGI nº 6.142, publicada nesta terça-feira (10), no Diário Oficial da União (DOU).
Com isso, as Agências da Previdência Social (APS) não vão funcionar. Os agendamentos que porventura sejam para esta data serão remarcados.
Vale destacar que a nova portaria altera a Portaria nº 11.090, de 27 de dezembro de 2022, que divulga os dias de feriados nacionais e estabelece os dias de ponto facultativo no ano de 2023, para cumprimento pelos órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.
Dessa forma, o funcionamento normal será retomado na segunda-feira (16).
Ainda mais, os cidadãos podem buscar informações, pedir benefícios e agendar serviços pelo site ou aplicativo ‘Meu INSS’, ou por meio da Central 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h, horário de Brasília.
Confira também: BOLSA FAMÍLIA: O que são nutrizes? Você pode receber esse ADICIONAL e nem imagina
Mutirão
O INSS realiza em Mato Grosso, de 9 a 14 de outubro, mutirões para antecipar agendas de perícias médicas nas agências Colíder e Alta Floresta, e durante todo o mês de outubro nas agências Várzea Grande, Tangará da Serra e Cuiabá-Centro.
A saber, nas agências de Alta Floresta e Colíder, para antecipar atendimento, o cidadão deverá ligar na Central 135 ou fazer o agendamento pelo aplicativo ou site ‘Meu INSS’.
Já nas agências de Tangará da Serra, Várzea Grande e Cuiabá-Centro, as agências que ligarão para as pessoas com maior tempo de espera por perícia com o objetivo de antecipá-las.
Além disso, também estão previstos atendimentos da ação extraordinária de reabilitação profissional (RP) no Rio de Janeiro (RJ), em 14 e 15 de outubro; e em Blumenau (SC) e Cachoeiro de Itapemirim (ES), em 28 e 29 de outubro.
Em resumo, a participação do segurado no programa de reabilitação ocorre quando o encaminhamento vem da Perícia Médica Federal ou por decisão judicial. Os participantes serão convocados pela equipe do INSS.
Com informações do Instituto Nacional do Seguro Social
Leia ainda: Desenrola Brasil: Novas renegociações de dívidas estão LIBERADAS! Veja como fazer