Você já sabe que a febre é uma reação corporal a alguma doença. Geralmente, quando estamos com febre, a associamos à gripe, resfriados ou algumas coisas mais comuns. Entretanto, ela aparece, também, em infecções e inflamações no corpo, causadas, por exemplo, por vírus e bactérias. Veja porque a febre aparece e como tratá-la, lendo essa matéria até o final!
Hábitos rápidos para fazer todos os dias e aumentar a qualidade de vida
Por que temos febre?
O nosso corpo, quando recebe a visita de “invasores”, ou seja, de vírus ou bactérias (dentre outros), libera os seus “soldados” para combatê-los. Esses são os glóbulos brancos, que avisam ao cérebro que algo está errado. Dessa forma, o corpo aumenta a temperatura, para tentar matar o invasor.
Acontece que, quando a temperatura do corpo aumenta muito, isso deixa de ser uma boa defesa, uma vez que isso faz mal para o próprio corpo. É por isso que, quando nossa temperatura está muito alta, temos que buscar meios de abaixá-la.
Quais são os sintomas da febre
O principal sintoma da febre é a temperatura alta, ou seja, se ao medir a sua temperatura corporal, ela estiver acima de 37,5º, você está com febre. Contudo, além dela, a febre traz junto outros sintomas, como por exemplo, sensação de frio, calafrios e tremores. Quando a febre está muito alta, uma pessoa pode chegar a ter convulsões e, até mesmo, alucinações. Caso a temperatura não seja controlada, ela pode levar uma pessoa a óbito.
O que é o minimalismo e como você pode viver apenas com o essencial
O que fazer diante da febre
Primeiramente, uma pessoa com febre, costuma sentir muito frio e querer usar blusas de frio e cobertores. Essa prática é errada, uma vez que conserva o calor do corpo, ou seja, ela não ajuda em nada o alívio da febre. Dessa forma, procure utilizar roupas leves e fugir de cobertas!
Além disso, um banho frio pode aliviar a temperatura, diminuindo-a um pouco. O ideal mesmo, é tomar medicamentos que abaixam a febre, como a dipirona, por exemplo. Contudo, essa dica só é válida se você já está habituado ao remédio.
Isso porque, quando você toma alguma coisa diferente, o seu corpo pode não receber bem a substância. Você pode, até mesmo, ter alguma alergia que não saiba. Dessa forma, além de não acabar com a febre, a situação ficará pior.
A febre nunca é o problema
Lembre-se sempre que a febre não é o problema. Ela acontece, justamente, porque o seu corpo está tentando se livrar do problema que a causou. E, muitas vezes, por mais que não aparente, esse problema é grave.
Por isso, mesmo que você tome um medicamento, que seja eficiente para abaixar a sua temperatura, você deve consultar um médico. Se o seu corpo teve essa reação, foi por alguma doença ou infecção, e esse motivo deve ser investigado por ele, que é o profissional qualificado para fazer um diagnóstico.
Paciência: veja como exercitá-la todos os dias e não explodir mais