A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) revelou que os brasileiros se mostram cada vez mais satisfeitos com o PIX. De acordo com a mais recente edição da pesquisa Radar Febraban, 85% dos brasileiros aprovam o sistema de pagamentos instantâneo. A taxa saltou 9 pontos percentuais na comparação com a edição anterior, de setembro, quando 76% dos entrevistados aprovavam o PIX.
Além disso, o levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) também revela que 71% dos brasileiros aderira ao sistema. A saber, o PIX foi implantado no Brasil em novembro de 2020. Isso mostra que, apesar de ter chegado a pouco tempo, o sistema conseguiu conquistar a maioria absoluta dos brasileiros.
Aliás, a Febraban revelou dados por faixa etária. E o percentual de aprovação do PIX entre os jovens de 18 a 24 anos chegou a impressionantes 99%. Já na faixa de 25 a 44 anos, a taxa ficou levemente menor, em 96%. Assim, os que têm mais de 60 anos se mostraram menos felizes com o sistema, visto que apenas 65% aprovaram o PIX.
A pesquisa também mostrou os dados de outros segmentos. Por exemplo, 90% dos entrevistados com ensino médio aprovam o PIX, enquanto a aprovação chega a 92% para os que têm ensino superior. Por faixa de renda, a taxa ficou em 90% para os que recebem mais de cinco salários mínimos.
Número de vítimas de golpes se mantém estável
A Febraban também quis saber sobre os usuários que já sofreram algum golpe através do sistema. Em resumo, 22% dos entrevistados revelaram ter sofrido golpes ou tentativas de fraude por PIX. A taxa ficou praticamente estável em relação aos dados anteriores (21%). Nesse caso, os que têm mais de 60 anos são os mais vulneráveis, com 30% deles afirmando já terem passado por isso.
A saber, a clonagem de cartão de crédito ou troca de cartões continuou como o golpe mais comum, apesar de cair de 50% para 48%. Por outro lado, o golpe realizado por pessoas que pedem os dados por telefone, conhecido como central falsa, disparou de 18% em setembro para 28% em dezembro.
“O papel informativo do setor bancário no alerta e orientação aos consumidores em relação aos golpes é destacado por mais da metade dos entrevistados que já receberam materiais de comunicação de bancos e outras entidades a esse respeito”. destacou a Febraban.
“É praticamente unânime (96%) a atribuição de importância a esse tipo de informação para a prevenção e combate a tais ocorrências”, acrescentou a entidade.
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