Os serviços financeiros do Brasil estão cada vez mais facilitando a vida dos brasileiros. Isso porque agora é possível fazer transações pelo Pix sem nem ter saldo na conta, através de uma nova modalidade de empréstimo. Para especialistas, apesar da facilidade, ainda é preciso ter controle sobre a ferramenta para evitar o endividamento.
Por isso, hoje vamos entender como funciona o Pix Parcelado, além de mostrar quando pode ser uma boa ideia usar a funcionalidade.
Como funciona o Pix Parcelado?
O Pix é a maior ferramenta de transação de valores no Brasil atualmente. Hoje, grande parte das pessoas já utilizam essa ferramenta. Desde que entrou em vigor, ela já fez com que consumidores economizassem nas transações, já que ele é gratuito para todos os usuários. Por outro lado, a opção de parcelar essa transação é exclusiva de bancos.
Isso porque o Banco Central não tem relação com o parcelamento do pagamento. Por isso, todo Pix parcelado é de responsabilidade de um banco. Na prática, ele funciona como um empréstimo: você faz o pagamento na hora e paga, em parcelas com juros, o valor total. Diante disso, você precisa analisar algumas informações antes de fazer a sua transação.
A primeira informação do Pix parcelado que você deve ver é a taxa de juros. Isso porque, se eles forem muito altos, você pode optar por outra instituição. Além disso, é uma boa ideia ver o número máximo de parcelamento e o valor final da operação. Com isso, você consegue se organizar melhor nas suas finanças.
Contudo, o principal é analisar o Pix parcelado com outras formas de empréstimos. Porém, vale lembrar que o parcelamento do Pix tende a ser menos burocrático e mais acessível.
Use como um consolidação de dívidas
Por ser uma modalidade extremamente acessível, o Pix parcelado pode ser usado como uma forma de consolidação de dívidas. Nessa estratégia, você consegue reduzir os juros total a pagar para os bancos e também concentra todas as despesas em apenas uma parcela.
Dessa forma, se você tem dívidas no cartão de crédito ou em outras contas, pode pegar o valor emprestado através do Pix parcelado. Para isso, os juros do parcelamento deve ser menor que os juros das suas atuais dívidas. Ao fazer o pagamento, você se livra de diversas dívidas ao mesmo tempo e passa a ter apenas uma parcela para pagar.
Por exemplo, digamos que você está no rotativo do cartão de crédito e atrasou uma conta de luz com juros de 5,99% ao mês. O Pix parcelado terá um juros de 2,99% ao mês, aproximadamente. Assim, você contrata o Pix e paga as outras dívidas. Na prática, você paga menos juros e também organiza melhor as suas contas.
Vale lembrar que a modalidade do Pix parcelado exige a liberação dos bancos.