A pandemia da Covid-19 afetou diversas atividades econômicas em todo o mundo. E o setor de shoppings centers foi um dos mais atingidos pelas medidas de distanciamento social. No entanto, o forte tombo registrado em 2020 não se repetiu em 2021.
De acordo com a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), o setor registrou um faturamento de R$ 159,2 bilhões no ano passado. Isso representa um crescimento de 23,6% na comparação com o faturamento de 2020 (R$ 128,8 bilhões).
Embora o montante tenha crescido fortemente na base anual, o valor ainda ficou muito abaixo do verificado em 2019. A saber, o ano chegou ao fim com um faturamento de R$ 192,8 bilhões, valor 17% maior que o de 2021. Isso quer dizer que o desempenho dos shoppings do país continua mais fraco do que antes da pandemia.
Em suma, a restrição da circulação de pessoas derrubou o faturamento dos shoppings centers em 2020. O número de visitantes em todos os shoppings do Brasil em 2020 havia afundado 32%, totalizando 341 milhões de visitantes. Já em 2021, houve 397 milhões de visitantes, alta de 16,4% sobre 2020, mas queda de 20,9% em relação a 2019 (502 milhões de visitantes).
Veja mais detalhes do desempenho dos shoppings em 2021
Em 2021, os shoppings do Brasil sofreram principalmente no primeiro semestre com uma forte onda de infecções e mortes provocadas pela Covid-19. O cenário impediu a abertura de diversas lojas em todo o país. Contudo, as restrições perderam força ao passo que a vacinação avançava e os casos e mortes se mostravam cada vez menores.
“O resultado positivo do ano passado é um grande indicativo de como o setor se fortaleceu, após as restrições de funcionamento, e está caminhando para a recuperação total das perdas do período pandêmico”, disse Glauco Humai, presidente da Abrasce.
“Os consumidores foram seguros às compras em 2021 e aos poucos vão retomando o hábito de frequentar shopping centers, com cada vez mais pessoas vacinadas e protocolos de higiene mais atrelados à rotina, o que garante maior tranquilidade e confiança a todos”, acrescentou Humai.
Em relação às variações regionais, o maior crescimento percentual do faturamento foi registrado no Norte (+29,4%). Em seguida, ficaram Nordeste (+25,8%), Sudeste (+24,9%), Centro-Oeste (+21,4%) e Sul (+15,1%).
Por fim, cinco shopping centers foram inaugurados no Brasil em 2021. Para 2022, a previsão é que ocorram 13 novas inaugurações (cinco no Sudeste, três no Nordeste, três no Sul e dois no Centro-Oeste). Da mesma forma, o número de lojas também cresceu, totalizando 112 mil, acréscimo de 1,5% em relação a 2020.
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