Você já ouviu falar que vai perder o Auxílio Brasil se não responder ao Censo 2022? Ficou em dúvida se isso é verdade ou é apenas mais uma dessas notícias falsas que circulam por aí?
Então, honrando o compromisso que o Brasil 123 tem em levar sempre as notícias mais relevantes aos nossos leitores, vamos esclarecer tudo para você.
Perco o Auxílio Brasil se eu não responder o Censo 2022?
A saber, o Ministério da Cidadania garante que quem não responde ao Censo não irá perder o benefício do Auxílio Brasil.
Sendo assim, se você por acaso recebeu algum link no WhatsApp com esse conteúdo, não repasse e não compartilhe. Não contribua para a divulgação de uma informação que não é verídica.
Então, cabe ressaltar que a participação no Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é muito importante para o retrato do país. No entanto, não é um critério para ter ou não o repasse do programa social.
Empréstimo consignado do Auxílio Brasil: Preciso apresentar algum documento?
Suspensão do Auxílio Brasil
Para esclarecer essa questão, o Ministério da Cidadania divulgou uma nota:
“O Auxílio Brasil só é suspenso em caso de informações divergentes no Cadastro Único do Governo Federal, após um processo que analisa a situação das famílias para definir a permanência no programa. Antes disso, porém, o beneficiário é avisado para atualizar as informações”, orientou a pasta.
Além disso, o IBGE também publicou uma nota para enfatizar que as duas questões não estão relacionadas:
“Não são verdadeiras as informações que vinculam o Censo 2022 ao pagamento de qualquer programa social. As informações prestadas pelos entrevistados são mantidas em completo sigilo pelo IBGE, sendo apenas utilizadas para compor estatísticas para o conjunto da sociedade”, ressaltou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Veja também: Auxílio Taxista e Auxílio Caminhoneiro: NOVA parcela chega em poucos dias; veja a data
Censo 2022
Para quem ainda não acompanhou nenhuma notícia sobre, vale informar que o Censo 2022 começou em 1º de agosto, com mais de 183 mil recenseadores, que visitarão 75 milhões de residências em 5.568 municípios do país, incluindo aldeias indígenas e quilombolas.
Assim, de acordo com o IBGE, além de saber o tamanho da população, estimada, atualmente, em 215 milhões de habitantes, o Censo vai tirar uma fotografia detalhada dos brasileiros para revelar as principais caraterísticas socioeconômicas, tais como: idade, sexo, cor ou raça, religião, escolaridade, renda, saneamento básico dos domicílios, entre outras.
Leia ainda: NOVA linha de crédito concede ATÉ R$ 5.000 para mulheres empreendedoras