Por acaso você ouviu falar que vai perder o Auxílio Brasil se não responder ao Censo 2022? A saber, decidimos elaborar este artigo para esclarecer que este é um exemplo de notícia falsa.
Então, com o compromisso que o Brasil 123 tem com a verdade e o respeito aos nossos leitores, fomos em busca de confirmações sobre a questão.
Auxílio Brasil e o questionário 2022
O Ministério da Cidadania garante que quem não responde ao Censo não irá perder o benefício do Auxílio Brasil.
Sendo assim, se você por acaso recebeu algum link no WhatsApp com essa orientação, não repasse adiante.
Sem dúvida, participar do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ajuda no retrato do país. No entanto, não é um critério para ter ou não o repasse do programa social.
O que pode provocar a suspensão do benefício?
Vale destacar que o Ministério da Cidadania divulgou uma nota para esclarecer as situações de suspensão do benefício:
“O Auxílio Brasil só é suspenso em caso de informações divergentes no Cadastro Único do Governo Federal, após um processo que analisa a situação das famílias para definir a permanência no programa. Antes disso, porém, o beneficiário é avisado para atualizar as informações”, orientou a pasta.
Além disso, o IBGE também publicou uma nota para enfatizar que as duas questões não estão relacionadas:
“Não são verdadeiras as informações que vinculam o Censo 2022 ao pagamento de qualquer programa social. As informações prestadas pelos entrevistados são mantidas em completo sigilo pelo IBGE, sendo apenas utilizadas para compor estatísticas para o conjunto da sociedade”, ressaltou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Leia ainda: PISO DA ENFERMAGEM: Votação do projeto é adiada para esta quinta-feira (10)
Censo 2022
Cabe mencionar que o Censo 2022 começou em 1º de agosto, com mais de 183 mil recenseadores, que visitarão 75 milhões de residências em 5.568 municípios do país, incluindo aldeias indígenas e quilombolas.
Assim, de acordo com o IBGE, além de saber o tamanho da população, estimada, atualmente, em 215 milhões de habitantes, o Censo vai tirar uma fotografia detalhada dos brasileiros para revelar as principais caraterísticas socioeconômicas, tais como: idade, sexo, cor ou raça, religião, escolaridade, renda, saneamento básico dos domicílios, entre outras.
Veja também: Congresso vai trabalhar para manutenção do Auxílio Brasil de R$ 600, afirma Pacheco