Um grande volume de informações nas redes sociais, principalmente em aplicativos de mensagens, aponta para algo indevido em relação à aposentadoria.
A saber, tem divulgado um decreto falso que garantiria “aposentadoria por invalidez para pessoas com hérnia de disco, diabetes e depressão”.
Diante desse cenário, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ressalta que não existe uma lista de doenças passíveis de garantir a aposentadoria por invalidez.
Dessa forma, a pessoa que não puder trabalhar por motivo de saúde pode requerer esse direito pelo aplicativo ou site ‘Meu INSS’.
Aposentadoria por invalidez
Será incorporada nessa modalidade, uma pessoa impedida de trabalhar por doenças mentais (como a depressão), cardíacas, respiratórias, neurológicas, osteomusculares (como a hérnia de disco), oncológicas e infecciosas.
Ainda mais, é possível também que o agravamento de um quadro acarrete em algo que impossibilite o trabalho. Como exemplo, um estágio grave de diabetes que leve a uma amputação.
Contudo, para acessar a aposentadoria por invalidez, é preciso que o segurado do INSS que comprove, por meio de perícia médica, estar incapaz para o trabalho de forma permanente.
Leia ainda: Desenrola Brasil: Confira os bancos que já participam da renegociação de dívidas
Como isso deve ser oficializado?
Muito bem! A pessoa que precise acessar esse direito pode fazê-lo por meio do aplicativo ‘Meu INSS+’.
Desse modo, pelo celular, é possível dar entrada no pedido, acompanhar o processo e agendar a perícia médica para que seja verificada a impossibilidade de a pessoa trabalhar. Isso, seja permanentemente (caso para aposentadoria por invalidez) ou temporária (caso para auxílio-doença).
Veja também: Imposto de Renda: Consulta ao 3º lote de restituição abre EM BREVE; veja se vai receber
Procurador INSS
O serviço de cadastramento ou renovação de procurador, pode ser utilizado, por exemplo, para ausência por motivo de viagem dentro ou fora do país, doença contagiosa, impossibilidade de locomoção e também nos casos em que a pessoa seja autorizada pelo segurado a receber o pagamento.
A saber, o pedido é realizado pela internet, por meio do site ou aplicativo ‘Meu INSS’. Assim, não é necessário que o representante se desloque até uma agência da Previdência.
Ainda mais, em casos que o segurado receba mais de um benefício, é necessário que a solicitação de procurador do INSS seja feita para todos os créditos cadastrados.
Para solicitar, basta seguir essas etapas:
- Entre no ‘Meu INSS’;
- Clique no botão “Novo Pedido”;
- Digite “Atualizar Procurador e Representante Legal”;
- Na lista, clique no nome do serviço/benefício;
- Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções.
Fonte: Instituto Nacional do Seguro Social
Confira ainda: Abono Salarial: Governo libera pagamento do 6º LOTE nesta segunda-feira (17)