Nesta quarta-feira (7), o governo federal anunciou a retomada do programa Farmácia Popular do Brasil. Essa atitude foi tomada com o objetivo de aumentar a oferta de medicamentos gratuitos. Além disso, o projeto também pretende credenciar novas unidades em municípios de maior vulnerabilidade.
Até então, os medicamentos disponibilizados de forma gratuita eram os de asma, hipertensão e diabetes. Medicamentos para outros tratamentos, entretanto, eram apenas disponibilizados com descontos e preços mais baixos, no modelo chamado de copagamento. Sendo assim, confira abaixo mais informações sobre o projeto e entenda as principais mudanças!
Mudanças no Farmácia Popular do Brasil
Em primeiro lugar, uma mudança foi anunciada em relação aos beneficiários do programa Bolsa Família. A partir de agora, os mais de 55 milhões de brasileiros beneficiários do programa vão poder retirar gratuitamente todos os 40 medicamentos disponíveis no rol do Farmácia Popular.
Para realizar esse procedimento, basta que o cidadão procure uma farmácia credenciada e apresente alguns documentos, como receita médica, identidade e CPF. Vale ressaltar que não é necessário realizar nenhum tipo de cadastro prévio. Dessa forma, de acordo com o Ministério da Saúde, o reconhecimento do vínculo com o Bolsa Família, será feito automaticamente pelo sistema.
Outra mudança anunciada tem relação com a saúde da mulher. Dessa maneira, no novo formato do Farmácia Popular, todas as mulheres podem retirar gratuitamente medicamentos indicados para o tratamento da osteoporose, além de contraceptivos.
De acordo com números divulgados pelo Ministério da Saúde, aproximadamente 5 milhões de mulheres em todo o país, que antes pagavam a metade do valor por esse tipo de medicamento, devem ser beneficiadas com a retirada dos produtos de graça.
Leia também: Desenrola Brasil foi lançado! Veja como programa pode ajudar endividados
Indígenas e demais públicos
Para completar, o Farmácia Popular também passa agora a atender a população indígena. Assim, de acordo com a proposta, o objetivo é ampliar e facilitar o acesso, de forma complementar, à assistência farmacêutica básica oferecida atualmente nos distritos sanitários especiais indígenas (DSEI). Com a ação, todos os 40 medicamentos do rol do programa passam a ser disponibilizados de forma gratuita para povos originários. Veja trecho da fala do Ministério da Saúde:
Para evitar o deslocamento, um representante da comunidade será escolhido para retirar os medicamentos indicados. Assim, também não será necessário ter um CPF para ser atendido pelo programa. Essa iniciativa entrará em prática em um projeto piloto no território yanomami e, em seguida, expandida de forma gradual para as outras regiões. As ações serão implementadas com a participação dos conselhos distritais de saúde indígena.
Importante: Os medicamentos para asma, hipertensão e diabetes que integram o rol do Farmácia Popular seguem gratuitos para todos os públicos.
Credenciamentos para o Farmácia Popular do Brasil
Além das novidades já citadas, a retomada do programa também retomou novas habilitações. Entretanto, a prioridade será dada aos municípios de maior vulnerabilidade que aderiram ao programa Mais Médicos. Assim, cerca de 811 cidades poderão solicitar credenciamento de unidades em todas as regiões do país. Destas, 94,4% delas estão no Norte e Nordeste.
Com as novas habilitações, a expectativa é que, até o fim do ano, o Farmácia Popular passe a ter unidades em 5.207 municípios, o equivalente a 93% do território nacional.
Fonte: Agência Brasil
Outros remédios com descontos para beneficiários do INSS
Aposentados, pensionistas e beneficiários de outros auxílios pagos pelo INSS têm direito a uma carteirinha virtual que dá descontos em farmácias, cinemas, shows, serviços, telemedicina, seguros, viagens, entre outros. Em um cenário como o atual, conseguir remédios com descontos é um grande benefício!
Como emitir a carteira do beneficiário:
- Acesse o aplicativo Meu INSS;
- Na página inicial do aplicativo, clique no item ‘carteira do beneficiário’;
- Selecione uma foto para a carteira do beneficiário;
- Clique no quadrado informando que está ‘ciente que ao apresentar a carteira os dados do benefício serão compartilhados através do QR Code’; em seguida, clique em ‘continuar’;
- Pronto, estará disponível a carteira do beneficiário.
Ao entrar no aplicativo e clicar na carteira do beneficiário, o usuário terá em mãos uma carteira virtual com sua identificação e um QR code, que vai mudar mês a mês. É com esse dispositivo de segurança que as informações do segurado serão checadas.
Leia também: Solicitou o Bolsa Família? Descubra agora se o seu benefício foi liberado
Vantagens
De acordo com a Caixa, as vantagens incluirão descontos de até 75% nas compras em farmácias. Além disso, preços mais baixos em consultas, exames, orientação nutricional e assistência residencial. Em adição, estão incluídos um cartão de crédito com a bandeira Elo, controlada pelo banco em parceria com Bradesco e Banco do Brasil. Bem como, o cartão de débito Elo, duas linhas de seguros e a conta corrente, além do programa de pontuação Dotz.
Para completar, nos cartões Elo, serão concedidos os descontos em farmácias, e de até 50% em ingressos de cinema e pipoca, entre outros. Dessa forma, o Cartão Sim Elo terá cinco benefícios adicionais, ligados a seguros e ao Clube Elo Mania. Na plataforma Elo Flex, haverá ainda acesso a outros benefícios.
Dessa forma, no Dotz, que permite o acúmulo de pontos a partir de compras em determinadas lojas físicas e virtuais, existirá uma promoção pelos próximos 30 dias. Nessa promoção, os beneficiários do INSS que tenham cartão de crédito da Caixa vão receber 100% de bônus nos pontos resgatados em transferências para a Dotz. O limite é de 10 mil pontos.
Por fim, a Caixa oferecerá um seguro de vida sênior, com descontos em consultas, exames e farmácias, e o residencial fácil, com coberturas contra incêndio, roubo, despesas de aluguel e assistências. Na conta corrente, o banco dará isenção da cesta de serviços por três meses para aposentados e pensionistas que tenham ou queiram abrir contas na Caixa.
Leia também: Oportunidade: Confira os principais CONCURSOS PÚBLICOS de junho