Após polêmicas, a fabricante de chocolates Mars Inc., dona da famosa marca M&M’s, anunciou nesta segunda-feira (23) que irá afastar os seus mascotes das ações publicitárias. A “pausa” acontece depois dos personagens serem alvo de críticas por conservadores americanos.
Desde o início de 2022, a marca tem buscado representar a diversidade através dos mascotes, trazendo “personalidades mais sutis para enfatizar a importância da autoexpressão e do poder da comunidade por meio de uma narrativa”, segundo divulgado.
Contudo, os personagens coloridos no formato de pastilhas de chocolate foram criticados por conservadores que os consideram muito “politizados”. A polêmica vem aumentando desde o lançamento de um novo membro do grupo de “spokescandies” (porta-vozes dos doces).
Em setembro a marca divulgou a chegada de “Purple”, terceiro mascote feminino, representando a “aceitação e inclusão”. Como a cor violeta simboliza o apoio à comunidade LGBTQIA+ as mudanças nos personagens da M&M’s virou alvo de críticas nos Estados Unidos.
O assunto voltou a se tornar alvo de polêmica em janeiro de 2023, com o lançamento de uma embalagem em edição limitada da famosa marca de chocolates. Com as imagens das mascotes femininas Marrom, Verde e Roxo e a frase “apoiando mulheres”, a campanha de marketing foi atacada por conservadores.
O jornalista e apresentador Tucker Carlson já havia criticado a marca por mudanças na estética da personagem verde, afirmando que a substituição das botas por tênis na mascote a deixavam “menos sexy”. Com a divulgação da campanha e novos personagens, Carlson ainda disse que o personagem verde “agora é lésbico, talvez” e que o M&M roxo é obeso.
Já o influenciador conservador Nick Adams disse que “a masculinidade está sob ataque como em nenhum outro momento na história mundial” e acusou a marca de “sexismo”.
Enquanto a jornalista da Fox News, Martha MacCallum afirmou: “se é disso que você precisa para validação, um M&M que é a cor que você acha que está associada ao feminismo, então estou preocupada com você”.
Após polêmicas, marca se pronuncia sobre o afastamento dos mascotes
Nesta segunda-feira (23) a marca M&M’s divulgou um comunicado no Twitter, direcionado aos Estados Unidos, anunciando o afastamento dos mascotes das campanhas publicitárias da fabricante de chocolates.
“No último ano, fizemos algumas mudanças em nossos queridos porta-vozes. Não estávamos certos de que alguém se daria conta. E definitivamente não achamos que isto afetaria a internet. Mas agora entendemos: até os sapatos de um doce podem causar polarização. Era a última coisa que os M&Ms queriam, pois nosso objetivo é unir as pessoas”, destacou a empresa.
No comunicado, a famosa marca de chocolates ainda afirmou que por esse motivo os personagens seriam substituídos das ações de marketing. A partir de agora, a atriz e comediante Maya Rudolph irá estrelar as campanhas da M&M’s.
“Em seu lugar, temos o orgulho de apresentar uma porta-voz com a qual os Estados Unidos concordam: a amada Maya Rudolph. Estamos confiantes de que Rudolph defenderá o poder da diversão para criar um mundo onde todos se sintam pertencentes”, encerrou o comunicado.
No entanto, um porta-voz da empresa disse à CNN que isso não significa que a marca está abandonando de vez os personagens doces.