Considerando as últimas declarações de Carlos Lupi na segunda-feira, 24 de abril, a situação de milhões de trabalhadores que esperam nas filas do INSS pode piorar. A análise de pedidos de benefícios de aposentadoria, invalidez e outros auxílios têm demorado bastante causando aumento nas filas para atendimento no INSS. Este é o assunto que hoje pretendemos informar!!!
Qual é a situação da análise dos processos e atendimento no INSS?
A linha do tempo que deveria ser uma questão de dias se estende por meses e anos, atrasando quem conta com o benefício para sobreviver. Além disso, a demora na análise causa aumento nos gastos do governo, que precisa fazer pagamentos retroativos depois de aprovados os benefícios.
Após tomar posse e enfrentar a realidade da situação, o Ministro Carlos Lupi alterou o tom de declarações anteriores em que ele tinha prometido eliminar os tempos de espera. Sabe-se que é uma promessa de campanha de Lula foi acabar com as filas de espera no INSS.
No entanto, essa promessa ainda não foi cumprida. Isso deve-se ao fato de que o INSS é um dos maiores drenos do orçamento federal, tornando mais difícil manter os orçamentos do governo em ordem.
Carlos Lupi fez uma declaração que gerou muita preocupação aos segurados
Carlos Lupi, ministro da Previdência, afirmou que a atual previsão orçamentária do INSS não é suficiente para eliminar a lista de espera. Após encontro com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ocorreu o anúncio.
Lupi esteve muito perto de prometer que cumpriria o compromisso do presidente Lula de eliminar a lista de espera.
O ministro afirmou que era impraticável eliminar as filas de espera do INSS naquele momento. Para ele, a previsão orçamentária de 2023 já está comprometida com a liquidação das pensões existentes, bem como cerca de 1 milhão de novas pensões e benefícios que são esperados devido ao aumento da demanda.
Mesmo assim, o ministro afirma estar empenhado no cumprimento de sua promessa de garantir que o tempo limite de espera para apreciação do INSS seja de 45 dias. Esse prazo tem previsão em lei, mas raramente há o cumprimento na prática.
No esforço para encurtar o período de expectativa, o governo deliberou começar a compensar o pessoal responsável pela perícia no mês de maio. Espera- se que o aumento da disposição de produção na eliminação das filas. O ministro espera que a lista de espera do INSS fique abaixo da meta de 45 dias até o final do ano.
Haverá fundos suficientes para cobrir os benefícios já existentes?
No final do encontro, Carlos Lupi ainda falou sobre a origem dos recursos para garantir os pagamentos do INSS até o final do ano. Ele afirmou, então, que está estudando como e onde cortar verbas para aumentar as verbas orçamentárias da Previdência Social, e que os preparativos acontecerão com antecedência para encontrar a melhor solução.
O ministro revelou ainda que as secretarias de finanças e previdência estão estimando quanto dinheiro será necessário para cobrir os custos crescentes. Por fim, a fonte de financiamento que está sendo considerada para a contabilização dos pagamentos também está sob análise.