.Grande parte das crianças passa por uma fase em que praticamente não comem quase nada, por isso, muitos pais se desesperam e não sabem como lidar com isso. A falta de apetite em crianças é um problema muito comum, veja como contornar essa situação.
Na maioria das vezes, a utilização de medicamentos que estimulam o apetite resolve esse problema, mas esses medicamentos devem ser prescritos por médicos. Em contrapartida, a falta de apetite em crianças possui causa multifatorial, assim, nem sempre um medicamento que estimula o apetite irá resolver, pois a falta de fome pode estar associada a outras doenças, e doenças graves.
Por isso, é fundamental, em primeiro lugar, encontrar a causa da falta de apetite do seu filho, para só então definir a solução para o problema.
Causas da falta de apetite em crianças
Muitos pais se desesperam quando seus filhos deixam de se alimentar da forma correta, pois isso pode interferir de forma muito negativa na saúde dessas crianças. Afinal, elas deixam de ingerir quantidades suficientes dos nutrientes que são fundamentais para o seu desenvolvimento. Mas, o que causa falta de apetite em crianças?
Período de introdução alimentar
O período de introdução alimentar é bastante desafiador. Durante essa fase a criança começa a rejeitar alguns alimentos enquanto manifesta sua preferência por outros. Afinal, é nesse momento que o paladar aos sabores está sendo definido. Então, se seu filho tem rejeitado os alimentos no período de introdução alimentar, não se desespere, mas mantenha a constância e insista até que o paladar dele se acostume. O ideal é dar o mesmo alimento por no mínimo 3 vezes, em horários diferentes.
Troca de dentes
A troca de dentição é uma fase pela qual todas as crianças têm de passar. Nesse período, ela perde a dentição decídua para que a permanente possa surgir no lugar. Como esse processo pode ser doloroso, algumas crianças não conseguem mastigar bem os alimentos e deixam de comer como antes.
Gripes
A gripe faz com que até mesmo os adultos percam o apetite, imagine as crianças? Então, se seu filho estiver gripado ou resfriado, é comum que ele reduza a ingestão de alimentos, mas assim que ele se recuperar ele deve voltar a comer normalmente.
Infecções
As infecções, sejam elas de origem bacteriana ou viral, reduzem o apetite. Sendo assim, avalie se seu filho não está apresentando algum tipo de infecção, caso esteja é importante leva-lo ao médico. Mas assim que a infecção cessar, ele deve voltar a se alimentar da forma correta.
Como resolver falta de apetite em crianças?
Para solucionar a falta de apetite em crianças é necessário adotar algumas medidas. Em primeiro lugar, veja quais são os alimentos que ela mais gosta e insira em sua dieta, não exagere na quantidade de comida – ofereça menos comida, mas com mais frequência. Não tente engana-la ao mascarar os alimentos, estabeleça uma rotina de alimentação, evite dar doces à criança durante o dia. Se necessário e por meio de recomendação médica, faça uso de estimulantes de apetite.
Agora caso o problema persista, procure um médico, para que o mesmo possa investigar se a falta de apetite não é devido a alguma doença.