Declarações sobre guerra da Ucrânia, taxa de juros, e Banco Central, são exemplos de crises criadas pelo presidente Lula. Além das mais recentes falas envolvendo situações polêmicas, desde acusações de gordofobia até mesmo declarações envolvendo culpabilidade dos games no atentado de Santa Catarina.
Nesse sentido, Lula chegou até mesmo ser acusado de gordofobia. Isso mostra que a comunicação do governo vem sofrendo algum desgaste que afeta os mais diversos setores, desde as relações políticas, até mesmo a economia e as relações internacionais.
Por parte dos auxiliares do governo há o entendimento de que quanto maior a exposição do presidente, maior a possibilidade de que o mesmo cometa mais deslizes. Segundo esses auxiliares, o motivo disso é que o atual presidente gosta de falar de improviso.
Leia também: Apesar de chateado e triste, Lula avalia que não houve traição de general visto nos atos de 08 de janeiro
Lula em rota de colisão com EUA
Anteriormente, Lula já havia dito que tanto a Rússia quanto a Ucrânia são responsáveis pela Guerra. Nessas últimas semanas, suas declarações incomodaram os Estados Unidos e até mesmo os países europeus.
Com isso, Lula chegou a sugerir que a Ucrânia cedesse parte do seu território em uma eventual negociação de paz, além de dizer que tanto o presidente Vladimir Putin quanto Volodymyr Zelensky seriam responsáveis pelo início do conflito.
Segundo suas próprias palavras: “O Putin não pode ficar com terreno da Ucrânia. Talvez nem se discuta a Crimeia. Mas o que ele invadiu de novo, vai ter que repensar”, afirmou, durante café da manhã com jornalistas. “Já o Zelenski não pode também ter tudo o que ele pensa que vai querer”, completou.
Dessa forma, o presidente seguiu dizendo: “Ou seja, é preciso que os Estados Unidos parem de incentivar a guerra e comecem a falar em paz, para a gente convencer o Putin e o Zelenski de que a paz interessa a todo mundo, e a guerra só está interessando, por enquanto, os dois”.
Lula muda o tom em Portugal
Lula foi amplamento criticado, chegando a ter recebido críticas, direta de um porta-voz do governo Biden, que então alegou que Lula estava repetindo a propaganda russa. Com isso, distante da posição de neutralidade que alega ter.
Contudo, essa semana, mais precisamente neste sábado (22), Lula voltou a falar sobre o tema e disse que jamais igualou a responsabilidade de Ucrânia e Rússia no conflito, ainda segundo suas palavras: “Eu não fui à Rússia e não vou à Ucrânia. Eu só vou quando houver possibilidade de efetivamente ter um clima de construção de paz. Sempre fui uma pessoa que quer integridade territorial”.
Presidente atacou até mesmo os vídeo games
Durante um evento com governadores e chefes de poderes Lula disse: “.. não tem game falando de amor, não tem game falando de educação. É game ensinando a molecada a matar. E cada vez muito mais morte do que na segunda Guerra Mundial. É só pegar o jogo dessa molecada”.
Leia também: Imagens mostram Lula e ministros no dia 8 de janeiro