Circula pelas redes sociais um vídeo em que a legenda afirma que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enviou dezenas de homens para a cidade de Fortaleza, no Ceará. Isso, diz a gravação, para que eles saqueassem supermercados do local.
Segundo a publicação, a intenção de Lula seria provocar o caos para prejudicar o presidente Jair Bolsonaro (PL) na eleição deste ano. Em uma das gravações, a legenda diz que os homens “foram presos a caminho de Fortaleza”, quando pretendiam realizar “saques nos supermercados, mas foram interceptados” pelo batalhão da Polícia Militar (PM).
Conforme o vídeo, a ação da polícia teve como objetivo “evitar o vandalismo que Lula ordenou aos movimentos de acéfalos que ainda consegue manipular para levar o caos ao país e colocar a culpa em Bolsonaro”.
Vídeo acusando Lula é falso
Apesar das afirmações, a explicação sobre o ato, na verdade, não passa de mais uma fake news às vésperas da eleição. Isso porque, de acordo com o portal “G1”, a gravação, na realidade, mostra uma abordagem policial a torcedores que estavam indo ao jogo da final da Copa do Nordeste, no domingo (03), entre Fortaleza e Sport na capital cearense.
De acordo com o portal, os homens detidos estavam usando roupas amarelas e vermelhas não porque eram adeptos ao PT, e sim porque são torcedores do Sport.
Em nota divulgada nesta quarta-feira (06), a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do Ceará, responsável pela operação, relatou que de fato o vídeo foi gravado no domingo. No entanto, a pasta ressaltou que a ação não tem nada a ver com o ex-presidente Lula.
Na ocasião, informou a SSPDS, os torcedores foram abordados e escoltados até o estádio onde o jogo aconteceu. “Nada de ilícito foi encontrado. O procedimento é realizado para garantir a segurança de todos e tem como intuito evitar tumultos e confrontos entre as torcidas”, relatou a pasta.
Leia também: Lula diz que vai tirar militares em cargos de comissão caso seja eleito