O tema fake news tornou-se recorrente tanto nas conversas cotidianas, nas notícias e nos debates políticos. Assim, há sempre a possibilidade de uma informação nova gerar certa dúvida no receptor.
Desse modo, cada dia se torna mais corriqueiro o hábito de verificar a veracidade das notícias e informações, ou seja, tudo que ouve ou lê nos veículos de notícias ou até mesmo nas mensagens de celular, pode não ter a mesma credibilidade de antes.
Dados de uma pesquisa mostram que nem mesmo os portais estão isentos das fake news. Essa pesquisa também apontou que um dos principais alvos de notícias falsas é o programa Bolsa Família.
Quer saber mais sobre esse tema das fake news, e descobrir o que mostrou o resultado dessa pesquisa? Continue a leitura até o final do texto!
Dados de pesquisa sobre Fake News
Nesse sentido, uma pesquisa da Agência Nova/SB com o título de ‘Check Up Fake News’, detectou que entre as principais fake news vinculadas à Bahia nos primeiros seis meses deste ano, está a que se refere ao programa Bolsa Família. E o que mais despertou a atenção é o veículo onde se encontram essas notícias falsas, uma vez que muitas delas têm suas publicações em portais jornalísticos.
O Bolsa Família e as Fake News
Justamente pelo fato do Bolsa Família se tratar de um programa popular que desperta muito interesse das camadas populares, torna-se mais propenso às fake news. Desse modo, as notícias falsas chamam atenção de pessoas que dependem desse auxílio para sobreviver. São cidadãos pertencentes às classes menos privilegiadas do país, uma grande parcela delas vivem abaixo da linha da pobreza.
Dessa forma, esse torna-se o grupo mais suscetível a acreditar, porque tem menos possibilidade de checar as informações em outras fontes mais seguras. Muitas delas, têm como única fonte de informação as mensagens de celular ou até mesmo parentes e vizinhos, que acabam espalhando as fake news.
Além disso, por pertencer a um público que pode ter dificuldade para manipular as redes sociais e portais online, acabam se tornando alvo fácil. Colaborando, portanto, com o compartilhamento das notícias falsas.
Conforme dados levantados pela pesquisa Check Up Fake News, normalmente as informações falsas tinham a publicação original em veículos de jornalismo, em perfis verificados nas redes sociais e também por pessoas comuns que faziam a repostagem da notícia falsa.
Algumas características das notícias falsas
Cabe lembrar, que apesar da informação de que fake news podem estar presentes mesmo em portais de notícias ou nas redes sociais de pessoas famosas, elas costumam ter características que possibilitam a sua identificação:
- As notícias falsas tendem a apresentar erros de digitação ou discordância verbal;
- Via de regra os títulos são chamativos e tendenciosos com o objetivo de despertar atenção do leitor;
- Costuma ter palavras impactantes em destaque;
- Normalmente o texto não traz referências sobre locais possíveis de encontrar os dados citados;
- Habitualmente os links tem o compartilhamento por meio de redes sociais;
- Geralmente apresenta nomes de políticos ou famosos em destaque.
Agora com essas dicas sobre as fake news, fique esperto e não acredite em tudo o que vê por aí!