As ações da empresa-mãe do Facebook, Meta, fecharam em queda de mais de 26% nesta quinta-feira (03/02), depois que a empresa previu um crescimento de receita abaixo do esperado para o próximo trimestre. Além disso, o declínio de mercado pode ser explicado por meio das mudanças de privacidade da Apple, que atingiram a empresa com força, demonstrando a primeira queda trimestral no número de usuários ativos diários.
Sobre a queda
A queda histórica nas ações da empresa controladora do Facebook tirou mais de US$ 230 bilhões de seu valor de mercado, sendo facilmente a maior perda de um dia na história corporativa dos EUA. As ações de Meta caíram 26,4% com preocupações sobre seu futuro depois que a empresa divulgou sua primeira queda no número de usuários diários em seu relatório de ganhos na quarta-feira.
Os usuários ativos mensais do Facebook estagnou em relação ao trimestre anterior em 2,91 bilhões, enquanto os usuários ativos diários nos Estados Unidos e Canadá caíram. E a Meta relatou um crescimento lento em seu principal negócio de publicidade, que ainda representa cerca de 99,5% de sua receita total.
Meta
O Facebook recorreu à Meta no ano passado como parte de seu pivô estratégico para se tornar uma empresa baseada em realidade virtual. O modelo de publicidade da empresa também foi duramente atingido pelas mudanças de privacidade da Apple, que o Facebook disse que espera custar bilhões de dólares.
O resultado foi uma decepção para os investidores, que se acostumaram a ver a empresa com um crescimento espetacular. Além disso, Meta também relatou um declínio no lucro devido a um aumento acentuado nas despesas, em especial aos seus investimentos no “metaverso”.
O que diz Mark Zuckerberg?
Em uma teleconferência com investidores, Zuckerberg disse estar orgulhoso do trabalho que a empresa fez no ano passado, mas reconheceu que a empresa enfrenta forte concorrência de rivais, incluindo o TikTok. A queda nas ações da Meta marcou a maior queda no valor de mercado de uma empresa listada nos EUA, de acordo com uma análise da Reuters dos dados da Refinitiv. Como resultado, a riqueza pessoal de Mark Zuckerberg caiu quase US$ 30 bilhões.
De acordo com Laura Hoy, analista de ações da Hargreaves Lansdown, “o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, pode estar interessado em persuadir o mundo a uma realidade alternativa, mas os resultados decepcionantes do quarto trimestre foram rápidos para estourar sua bolha do metaverso”.
Facebook e efeito dominó
Durante a pandemia e grande parte da recuperação em 2021, as grandes empresas de tecnologia e comunicação desempenharam um papel importante na geração de receita para o mercado mais amplo, mas o mercado parece ter mudado. A queda da gigante da tecnologia fez com que todo o setor entrasse em declínio. Como resultado, o Nasdaq, que é dominado por ações de tecnologia, caiu quase 2%. O S&P 500 perdeu 1,5% e o Dow caiu menos de 1%, quebrando uma sequência de vitórias de 4 dias.
As ações da Snap caíram mais de 23% nesta quinta-feira. As ações do Pinterest perderam mais de 10% e as ações do Twitter caíram mais de 5%.