Em setembro, o Facebook deu seus “últimos passos para manter os grupos do Facebook seguros” em um longo post no blog que incluía uma recapitulação dos esforços anteriores para reduzir os grupos que promovem a violência.
“Proibimos uma rede anti-governamental violenta baseada nos Estados Unidos ligada ao movimento boogaloo e removemos 106 de seus grupos”, disse.
“Também expandimos nossa política para abordar organizações e movimentos que demonstraram riscos significativos para a segurança pública, incluindo QAnon, organizações de milícias sediadas nos EUA e grupos anarquistas que apoiam atos violentos em meio a protestos”.
De mentirinha
Entre esses grupos proibidos, foi brevemente incluído um conhecido como Free States Militia, um nome bastante genérico para estas coisas, não fora do lugar em meio à Milícia de Michigan, Missouri Citizens Militia, ou a Ohio Defense Force.
Mas é muito diferente de todos eles de uma só maneira, porque na verdade não é um grupo de milícias, mas um grupo privado de interpretação de papéis (RPG) de Fallout 76 no Facebook.
O criador do grupo, chamado Bobby, disse à imprensa especializada que primeiro percebeu que algo estava errado quando tentou verificar alguma coisa que havia postado no grupo, e descobriu que não conseguia fazer o login.
“Depois de reiniciar meu telefone sem sorte, ficou claro que minha conta tinha sido desativada. Tentei entrar em contato com os outros líderes do grupo e descobri que não era possível encontrar nenhum deles na busca”, disse ele.
“Acabamos entrando em contato através de uma mensagens da PSN e descobri que todos tiveram suas contas banidas do Facebook e nossa página de jogos da Free States Militia foi removida”, concluiu.
Culpa do sistema
Não se sabe exatamente o que causou o banimento do grupo, mas alguma combinação da palavra “milícia” e o comprometimento de seus membros obviamente resultou no falso positivo.
Bobby disse que os membros do grupo contam histórias em caráter, e também interagem com outros grupos baseados em camponeses com nomes como a Gangue de Abutres e as Forças Armadas do Enclave.
Um porta-voz do Facebook pediu desculpas pela confusão e sugeriu em uma declaração a Kotaku que a culpa era de um erro de automação.