Seu PIS/PASEP não caiu? Não precisa se desesperar, pois vamos te mostrar o que fazer. Afinal de contas, os trabalhadores esperam o ano todo por esse abono e, se ele não cai, é normal ficar preocupado.
No entanto, é preciso ter calma para buscar as soluções cabíveis e é isso que vamos te mostrar. Portanto, continue a leitura e veja o que fazer se o seu PIS/PASEP não caiu.
PIS/PASEP: quem recebe em abril?
O PIS/PASEP com ano-base de 2021 já está sendo pago desde 15 de fevereiro e deve continuar até 17 de julho. Como você sabe, a data do pagamento é definida de acordo com o mês de nascimento do beneficiário. Desse modo, em abril, os trabalhadores nascidos em maio em junho começaram a receber no último dia 17.
Para trabalhadores da iniciativa privada, o valor é pago pela Caixa Econômica Federal. Já para os servidores do setor público, o Banco do Brasil é o responsável pelos pagamentos.
PIS/PASEP não caiu? Saiba o que fazer
Caso você tenha direito a receber o abono, mas o PIS/PASEP não caiu, você pode entrar em contato com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Para isso, existem vários canais digitais de atendimento, como:
- A carteira de trabalho digital;
- O portal gov.br;
- O site do próprio MTE.
Você também pode se dirigir aos postos de atendimento presenciais do BB ou da Caixa e checar se não há algum problema com os canais de pagamento, como informações discrepantes ou faltando, por exemplo. Vale lembrar que tanto o PIS quanto o PASEP ficarão disponíveis para recebimento até 28 de dezembro de 2023. Depois disso, os recursos voltam para os cofres públicos.
Não deixe de ver: Estas são as novas regras para receber PIS/PASEP de abril
Quem tem direito ao PIS/PASEP 2023 e qual o valor?
Como você sabe, o valor máximo do PIS/PASEP é de um salário mínimo. Então, como o valor do novo mínimo está em R$1320, esse será o teto a ser recebido pelos trabalhadores.
Porém, esse número pode variar de acordo com a quantidade de meses de trabalho com carteira assinada que o trabalhador teve durante o ano-base, ou seja, 2021. Então, para cada mês trabalhado, conta-se 1/12 desse valor. E quem trabalhou o ano todo, recebe o valor cheio, isto é, um salário mínimo.
Se o seu PIS/PASEP não caiu, para ir atrás dos seus direitos você também precisa cumprir alguns critérios. Além de ter trabalhado ao menos 30 dias com carteira assinada em 2021, é necessário:
- Não ter ganhado uma média salarial superior a dois salários mínimos em 2021;
- Estar cadastrado no PIS há pelo menos 5 anos;
- Estar com todas as informações no RAIS corretas.
Como saber se meu PIS/PASEP não caiu?
Se você recebe PIS, pode verificar o recebimento do abono por meio do cartão cidadão ou indo até uma agência da Caixa. Além disso, se você tem conta na Caixa, pode receber o valor direto por lá. Agora, se você recebe PASEP, o Banco do Brasil verificará o pagamento. De uma forma ou de outra, se o seu PIS/PASEP não caiu, entre em contato com o MTE imediatamente.
Veja ainda: Veja como consultar PIS/PASEP pelo app da carteira de trabalho