A salsinha, assim como a cebolinha e o coentro, é muito utilizada no dia a dia dos brasileiros para temperar os mais diversos pratos na culinária. Existem algumas formas de armazenar a salsinha que fazem com que ela fique conservada por mais tempo, então, se você gosta de utilizar esse tempero em sua comida, veja aqui como conservar essa erva da forma correta. Faça isso para conservar salsinha por mais tempo.
Algumas ervas e folhas utilizadas na culinária fazem com que o prato fique ainda mais saboroso e com um aroma bastante característico. Esse é o caso, por exemplo, da utilização da salsinha, cebolinha, coentro, folha de louro, dentre outros. No caso da folha de louro, ela é muito utilizada na forma seca, sendo assim, ela não estraga. Mas a salsinha é muito utilizada ainda quando está fresca, e quanto mais fresca, melhor.
Se você já colocou a sua salsinha na gaveta da geladeira, de qualquer forma, provavelmente percebeu que com o tempo as folhas começaram a murchar e logo se perderam. Mas hoje você irá aprender formas de conservar salsinha por mais tempo, continue lendo.
Faça isso para conservar salsinha por mais tempo
Em primeiro lugar, é válido entender o quanto essa erva é benéfica para a saúde de um modo geral. Pois, apesar de muitas pessoas usarem a salsinha devido ao aroma e sabor que ela proporciona aos pratos, suas folhas contam com diversos nutrientes que fazem bem ao organismo.
Na salsinha é possível encontrar minerais, como potássio, cálcio, magnésio, zinco e ferro. Além disso, a vitamina C e, até mesmo, a proteína vegetal estão presentes nessa erva.
Como conservar salsinha por mais tempo?
Agora que você já descobriu quais são os benefícios da salinha, está na hora de descobrir como conservá-la por mais tempo. Bom, em primeiro lugar, é fundamental realizar a lavagem das folhas. Para isso, lave bem as folhas utilizando água corrente. Em seguida, transfira todas as folhas para um recipiente, enchendo-o com água.
Depois de colocar cerca de um litro de água no recipiente, coloque algumas gotinhas de um produto bactericida. Nesse caso, você pode utilizar o hipoclorito de sódio. Aguarde durante quinze minutos e, depois, enxágue as folhas mais uma vez. Agora é necessário remover toda a umidade do produto. Quanto mais secas as ervas ficarem, por mais tempo elas ficarão conservadas na geladeira.
A presença de umidade possibilita o crescimento de bactérias e fungos que começa a deteriorar os alimentos. Para remover a umidade você pode utilizar um secador de verduras. Porém, se você não tiver esse tipo de aparelho em casa, pode utilizar um pano de prato limpo.
Então, você só precisa enrolar todas as folhas no tecido, de modo a formar uma pequena trouxa. Depois, bata no pano suavemente, sobre a pia ou sobre uma mesa. Por fim, guarde-as em sacos plásticos bem vedados ou em potes bem tampados.