O aumento do preço dos alimentos é um fato inegável dos últimos anos e acabou por impactar a vida de muitos brasileiros, os deixando incapazes de comprar produtos de alta qualidade. Com isso, as pessoas precisam encontrar estratégias para continuar comendo bem e uma delas é tentar amaciar carne de 2ª e deixar perfeita.
Dessa forma, a proteína do dia a dia pode ser mantida na quantidade habitual de cada núcleo familiar, sem prejudicar o contexto nutricional dos membros.
Confira como amaciar carne de 2ª
Nesse cenário, o número de vendas de cortes menos nobres alavancaram significativamente, como no músculo dianteiro, da paleta, do acém, do coxão duro, entre outros. Na verdade, até mesmo peças de terceira tiveram esse aumento, como o pescoço e a ponta de agulha.
Nesse sentido, inclusive, as dicas para amaciar carne de 2ª também poderão servir para as carnes de 3ª, mesmo que o resultado não seja completamente igual. No fim, a solução está em escolher e realizar um bom uso dos amaciantes naturais.
Uso de frutas
De modo geral, é, sim, possível utilizar tanto produtos industrializados quanto outras soluções naturais para alcançar o resultado desejado, como o vinagre, o bicarbonato de sódio e até mesmo o próprio leite, quando usado como forma de molho.
Porém, uma maneira interessante de tornar a carne mais macia é o purê de frutas, o qual, na verdade, é mais saudável e mais nutritivo, principalmente para a alimentação de crianças, idosos e pessoas com alguma questão imunológica ou de vitaminas.
Purê de mamão
A primeira opção é preparar um purê de mamão, de preferência apenas com leite e a fruta propriamente dita, sem temperar ou adicionar muitos condimentos, exatamente para manter a sua composição básica. Também é possível apenas amassar o alimento.
Em seguida, deve-se espalhar a mistura sobre a peça e em 15 minutos essa estratégia para amaciar carne de 2ª estará completa. De início, a textura da proteína já muda, proporcionando um aspecto mais suculento.
Suco de abacaxi
Ainda, outro fruto que pode usar é o abacaxi, dada as suas substâncias que rompem com as fibras desse corte. Nesse caso, é preciso apenas fazer o suco e reservá-lo em um recipiente grande, lembrando que o mesmo não deve conter açúcar.
Depois, basta deixar de molho por algumas horas e o preparo estará pronto para cozinhar.
Mas por que essa técnica funciona?
Agora, é possível que esse questionamento esteja rondando a mente e a explicação é muito simples. Em resumo, as fibras musculares da carne possuem um elemento chamado miosina, sendo uma proteína que torna os tecidos mais resistentes.
Os amaciantes industrializados, por sua vez, são compostos por enzimas proteolíticas que rompem as ligações de miosina quando há algum tipo de contato, sendo as principais: a papaína, extraída do mamão, a bromelina, do abacaxi e a ficina, do figo.
Por isso, as misturas caseiras citadas acima são úteis para amaciar carne de 2ª. Para mais, o uso do martelinho pode ser um bônus para melhorar o resultado.