O aumento das solicitações e o não comparecimento de alguns pacientes para os exames agendados no INSS têm contribuído para o longo tempo de espera. Mas se você está sofrendo por causa disso, pode considerar acelerar o procedimento agora mesmo. Este é o assunto que discutiremos neste artigo.
Quais as reclamações da população diante da atuação do INSS?
O INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) é uma força importante na sociedade brasileira. Ele é administrado pelo governo federal e é responsável por fiscalizar as contribuições formais e informais realizadas pelos trabalhadores e a distribuição de benefícios de aposentadoria para aqueles que pagaram ao sistema.
No entanto, recentemente, a população tem reclamado da lentidão no atendimento no que se refere ao exame médico pericial exigido pelo INSS para garantir o pagamento integral das dos Auxílios-doença e acidente e da manutenção do benefício do BPC (Benefício de Prestação Continuada). Quase um milhão de pessoas estão esperando.
A distinção entre os dois benefícios mencionados é clara. Quem pagou regularmente ao INSS ao longo da vida profissional, seja na modalidade CLT ou MEI, tem direito a um valor mensal quando requer o auxílio-doença ou auxílio-acidente, que exige para sua formalização, a passagem pera perícia médica do INSS.
Quando um funcionário presta um serviço voluntariamente ou não é obrigado a fazer uma contribuição, ele ainda tem direito ao benefício. E o BPC, é disponibilizado para quem nunca sequer contribuiu com o INSS ao longo da vida, e vive em situação de vulnerabilidade social.
Com certeza, você leu isso corretamente.
São elegíveis a esse benefício os maiores de 65 anos, os portadores de deficiência que os impeçam de trabalhar e os que comprovarem não poder sustentar a família e receberão uma bolsa mensal equivalente ao salário mínimo federal.
Para tanto, deverão passar por perícia médica, comprovar renda familiar de ½ salário mínimo per capita e realizar avaliação de assistência social.
Como agilizar o agendamento da perícia do INSS?
Pode realizar as solicitações de agendamento rapidamente pelo aplicativo Meu INSS. Agir via dispositivo móvel nem sempre é fácil, mas pode acabar sendo a melhor opção para agilizar o processo.
Baixe o aplicativo na Play Store ou App Store do seu dispositivo, que está disponível para sistemas operacionais Android e iOs.
Se preferir falar com um ser humano, pode sempre marcar, utilizando o telefone, no número 135, se assim o desejar. Dentro dele, você poderá se comunicar aberta e livremente com a Administração do Seguro Social.
Por último, mas não menos importante, você pode enviar sua inscrição online, acessando o site Meu INSS, da seguinte maneira:
- Acesse o site Meu INSS;
- Selecione “Solicitar Benefício por Incapacidade”;
- Selecione o tipo de perícia e siga as instruções na tela;
- Forneça as informações necessárias para processar sua solicitação.
Apesar de ser muito difícil marcar a perícia médica no INSS, é possível agilizar o processo, solicitando de maneira online.
Faça sua solicitação online, e evite formar filas desnecessárias nas agências do INSS. Afinal, é o seu direito que está sendo deixado para depois, e quando chega o final do mês o dinheiro é necessário para o sustento da família.