Por terem muitos corantes, temperos artificiais e aditivos químicos no preparo, os alimentos embutidos (como a mortadela) não são muito recomendados. Mas se você gosta muito deles, que tal fazê-los em casa? Foi pensando nisso que, hoje, trouxemos duas receitas incríveis de mortadela caseira.
Quer aprender? Então, confira o passo a passo completo para preparar uma versão de frango e outra de pernil suíno da mortadela caseira!
Mortadela caseira de frango
Ingredientes:
- 600 gramas de peito de frango;
- 1 tablete de caldo de carne;
- 1 cebola cortada ao meio;
- 2 dentes de alho;
- 1 colher (sobremesa) de colorau;
- 1 beterraba;
- 10 colheres (sopa) de água;
- 2 envelopes de gelatina incolor;
- 1 xícara (chá) da água que cozinhou o frango;
- 1 envelope de tempero pronto;
- Orégano, limão e azeite a gosto.
Como fazer?
Primeiramente, cozinhe o peito de frango com o caldo de carne, a cebola, os dentes de alho, o colorau e água até que cobrir os ingredientes. Normalmente, 20 minutos na pressão são o suficiente para cozinhar totalmente a carne.
Enquanto isso, descasque a beterraba e a coloque em um recipiente pequeno com um pouco de água para que ela fique vermelha. Neste meio tempo, também hidrate a gelatina incolor na água e leve ao micro-ondas ou ao banho-maria por 10 segundos para dissolver.
Em seguida, corte o frango cozido em pedaços e bata no liquidificador – na função “pulsar” – com a água do cozimento até que ele fique na textura de purê. Logo após, acrescente sal, o tempero pronto e 3 colheres (sopa) do caldo da beterrada e bata mais um pouco.
Enfim, coloque a mortadela caseira em um recipiente redondo (para dar o formato) e leve à geladeira por, pelo menos, 3 horas para endurecer. Passado esse tempo, a desenforme e corte da forma que você preferir.
Confira também: Ragu de mortadela ideal para o lanche da tarde.
Mortadela caseira de pernil suíno
Ingredientes:
- 2 kg de pernil suíno cortado em pedaços pequenos;
- 5 folhas de louro;
- 4 dentes de alho amassados;
- 1 cebola grande cortada em pedaços;
- 1 colher (sopa) de sal;
- 100 gramas de toucinho;
- 1 beterraba média ralada;
- 4 sachês de gelatina incolor hidratada em ½ de água;
- 1 xícara da água em que a carne foi cozida;
- Temperos a gosto.
Como fazer?
Em primeiro lugar, coloque os pedaços de pernil, as folhas de louro, o alho, a cebola e o sal em uma panela de pressão. Além disso, acrescente água fervente até cobrir todos os ingredientes. Mexa um pouco, leve ao fogo e deixe cozinhar na pressão por 15 minutos.
Enquanto isso, coloque o toucinho em uma panela, cubra com água e o leve para cozinhar por cerca de 15 minutos. Neste meio tempo, você também deve apertar a beterrada ralada com as mãos para que todo o caldo seja extraído.
Enfim, coloque a carne já cozida em um escorregador e, quando a água estiver totalmente escorrida, a triture na função “pulsar” do liquidificador.
Na sequência, misture a gelatina dissolvida com a água do cozimento do pernil, coloque em uma tigela junto com a carne triturada e mexa bem. Acrescente também o toucinho, 4 colheres (sopa) do caldo da beterrada e, se for preciso, ajuste o sal e coloque outros temperos a gosto.
Para finalizar, é só mexer tudo muito bem até ficar homogêneo, colocar a massa em um recipiente redondo para modelar a mortadela caseira e levar à geladeira por, no mínimo, 5 horas. Por fim, é só desenformar e se deliciar!
Gostou das receitas de mortadela caseira? Veja também: 3 sobremesas de limão fáceis e com poucos ingredientes.