A empresa M. Dias Branco conseguiu um grande feito no terceiro trimestre de 2021. A saber, a fabricante de biscoitos e massas atingiu uma receita líquida de R$ 2,18 bilhões entre julho e setembro. Esse é o maior valor já registrado pela empresa em um trimestre.
De acordo com a M. Dias Branco, o expressivo desempenho foi possível graças ao aumento do preço médio dos produtos. Em resumo, o valor chegou a R$ 4,8 por quilo. Isso representa um salto de 32% na comparação com o preço médio do mesmo período do ano passado.
Embora a receita tenha disparado em 12 meses, o lucro da fabricante de biscoitos não conseguiu seguir a mesma trajetória. Na verdade, o lucro líquido da companhia despencou 25,9% em relação ao terceiro trimestre de 2020, totalizando R$ 196,6 milhões. No ano passado, o lucro chegou a R$ 265,3 milhões entre julho e setembro.
Além disso, a empresa revelou que o Ebitda também caiu na comparação anual. Em suma, o indicador recuou 12,6%, passando de R$ 327,9 milhões para R$ 286,6 milhões em 12 meses. A propósito, o Ebitda representa os lucros da fabricante de massas antes de juros, impostos, depreciação e amortização.
Veja mais detalhes do desempenho da M. Dias Branco no trimestre
Segundo Fabio Cefaly, diretor de novos negócios e relações com investidores da M. Dias Branco, a empresa adotou algumas medidas no trimestre para melhorar o desempenho. Em síntese, a companhia privilegiou alguns canais de venda, em especial os produtos de maior valor agregado.
A saber, a empresa é dona das marcas Adria, Piraquê e Vitarella. Aliás, a M. Dias Branco reduziu 122 itens do portfólio apenas no terceiro trimestre. Em contrapartida, fez novos lançamentos da marca Piraquê no período. A companhia ainda adquiriu a Latinex, empresa de produtos de alimentação saudável, snacks e molhos. Contudo, os resultados da Latinex só aparecerão no balanço do quarto trimestre.
Por fim, a margem bruta da M. Dias Branco recuou 0,6 ponto percentual (p.p.), para 31,4% no trimestre. Apesar de ter caído no comparativo anual, subiu 3,6 p.p. em relação ao segundo trimestre deste ano (27,8%). Da mesma forma, a margem Ebitda ficou em 13,1%, queda de 3,2 p.p. em 12 meses, mas avanço de 4,9 p.p. em três meses.
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