O extrato INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é o informe de rendimentos fornecido anualmente pelo Instituto para ajudar na declaração do Imposto de Renda com os valores que foram recebidos pelo beneficiário no último ano.
Assim, dada a sua importância, vale mencionar que o documento já está disponível.
Como gerar o extrato INSS
O informa já está disponível e pode ser acessado pelo ‘Meu INSS’, via site ou aplicativo. Dessa forma, o cidadão não precisa comparecer à uma agência para conseguir seu extrato INSS, uma vez que o documento pode ser baixado diretamente pela internet.
Vamos então ao passo a passo:
- O beneficiário deve acessar o site ou aplicativo do ‘Meu INSS’ e fazer o login com os dados do Gov.br;
- Na barra “Do que você precisa?”, basta digitar “Extrato de Imposto de Renda” e emitir o documento.
Por fim, outra opção é conseguir o documento junto ao banco onde recebe seu benefício.
Confira ainda: ABONO SALARIAL: 2,7 milhões de trabalhadores ainda podem receber PIS PASEP
Atendimento durante o Carnaval
Nos dias 20 e 21 de fevereiro (segunda e terça-feira), as agências do INSS estarão fechadas por causa do feriado de Carnaval.
Já no dia 22 de fevereiro, quarta-feira de cinzas, as unidades de atendimento não funcionarão no período da manhã e atenderão os serviços que estão agendados a partir das 14 horas.
Então, caso precise de informações, o cidadão pode contar com o atendimento telefônico da Central 135, que nos dias 18, 20 e 21 (sábado, segunda e terça-feira) estará disponível até às 18h com atendimento humano. O atendimento eletrônico seguirá disponível 24h por dia, ao longo de todo o período.
Pela Central, é possível obter informações sobre benefícios e pagamentos ou conferir o horário de agendamento de atendimento presencial.
Vale lembrar que os serviços também estão disponíveis pelo ‘Meu INSS’.
Fonte: Instituto Nacional do Seguro Social
Veja também: IMPOSTO DE RENDA 2023: Prazo para declaração está DEFINIDO; confira as datas