A exportação de café em 2021 alcançou a marca de 40,372 milhões de sacas de 60 kg. Esse valor representa uma forte queda de 9,7% na comparação com 2020, quando 44,5 milhões de sacas saíram do Brasil e seguiram para o exterior.
Os dados foram divulgados pelo Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) na terça-feira (18). A saber, o montante registrado se refere à soma dos produtos verde, solúvel, torrado e moído.
De acordo com o Cecafé, problemas logísticos no comércio marítimo global fizeram o setor deixar de vender US$ 465 milhões. “Projetamos que o Brasil deixou de exportar cerca de 3 milhões de sacas e de receber aproximadamente US$ 465 milhões em receita”, estimou Nicolas Rueda, presidente do Cecafé.
A propósito, os principais fatores que vêm provocando o cenário de dificuldades para a exportação de café são a escassez de contêineres e a disputa por espaço nos navios.
Em resumo, os preços dos contêineres dispararam mais de 400% em 2021. Isso porque a pandemia da Covid-19 afundou a produção dos contêineres em 2020, e o setor não conseguiu voltar a produzir o suficientes para atender toda a demanda global.
Problemas com contêineres devem continuar em 2022
O Cecafé revelou que 112.732 contêineres foram embarcados para o exterior no ano passado. Esse valor ficou 9,8% menor que os 125.034 contêineres que seguiram para o exterior em 2020. Aliás, a expectativa é que os problemas continuem firmes ao longo do ano.
Embora o volume da exportação de café tenha caído no ano passado, o resultado foi o terceiro melhor na história. Além disso, os envios para o exterior geraram o melhor resultado em valores dos últimos sete anos. Em suma, os preços elevados do café no mercado e a alta do dólar impulsionaram as exportações em 2021.
Por fim, vale ressaltar que, apesar da expectativa de continuidade dos gargalos logísticos globais, a demanda aquecida, especialmente na China, deve fortalecer o café em 2022. Inclusive, o Brasil exportou café para 122 países no ano passado. O destaque ficou com os Estados Unidos, que importaram 19,3% dos embarques totais do Brasil em 2021.
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