Você já ouviu falar em experiência de conteúdo? Esse termo é muito importante no marketing digital. Afinal, ele representa toda a forma como os clientes interagem com as peças desenvolvidas pela sua marca. Isso porque, como você já deve saber, essa experiência completa é o que aumenta suas chances de vender e de fidelizar novos consumidores.
Isso é ainda mais importante nesta nova era em que os usuários da internet rejeitam as propagandas. Ou seja, sua marca deve ser capaz de vender, mas não de forma explícita. Afinal, quando se deparam com propagandas forçadas, esses possíveis clientes geralmente deixam de seguir as páginas.
É justamente aqui que entra esse termo. Então, não deixe de ler até o final para se tornar especialista no assunto!
O que é experiência de conteúdo?
A experiência de conteúdo é comumente definida como “fluxo de conteúdos relevantes, ricos e cuidadosamente criados, que engajam a audiência ao longo de toda a jornada de compra e ao longo do tempo”. Ou seja, você deve pensar em como o público vai interagir com a sua mensagem.
A experiência deve ser projetada para que todos os seus canais sejam conectados ou integrados. Logo, o cliente que visita seus perfis nas redes sociais e o seu site, por exemplo, consegue identificar os principais elementos de sua estratégia de comunicação como um todo.
Logo, ela está diretamente ligada com o marketing de conteúdo. Portanto, pense na experiência de conteúdo como o resultado da campanha criada anteriormente.
Para isso, você pode se basear em algumas perguntas geralmente feitas pelos usuários:
- Esse site carrega rápido?
- A página tem um bug e sairei rapidamente?
- Os anúncios são excessivos?
- Eu terei vontade de compartilhar esse conteúdo?
- Eu me sinto parte dessa marca?
Todas essas perguntas ajudam a identificar uma estratégia de experiência de conteúdo eficiente. Portanto, chegou a hora de analisar suas campanhas para ver se elas se encaixam neste conceito do marketing digital. Boa sorte!