Quem pensa que investimento em bolsa de valores é somente para pessoas com alto valor aquisitivo engana-se, pois vamos mostrar que não existe valor mínimo para entrar na bolsa de valores. Confira aqui no Brasil 123.
Preciso ter um valor mínimo para entrar na bolsa de valores?
Qualquer pessoa pode comprar ações fracionárias de grandes empresas e se tornar acionista com apenas alguns cliques.
O que separa as pessoas de investirem dinheiro está mais ligado à cultura brasileira que sempre usou conta poupança de grandes instituições para gerir seus capitais. Mas, quando se entende um pouco mais sobre o rendimento real que os investimentos em renda variável têm a oferecer, muitos se perguntam qual o valor mínimo para entrar na bolsa de valores.
Pensando nisso, separamos uma matéria que aborda todas as questões que envolvem o mercado de compra e venda de ativos. Acompanhe!
Vale a pena investir na bolsa de valores?
Antes de saber sobre o valor para entrar na bolsa de valores, as pessoas precisam entender se vale a pena investir nesse mercado de renda variável. Afinal, muitos ouvem relatos de pessoas que enriqueceram comprando e vendendo ações, mas esses casos são exceções, já que a finalidade da bolsa é outra.
Esse mercado de ativos potencializa seus rendimentos, mas eles precisam ser oriundos de uma fonte que alimenta esse negócio constantemente. Por exemplo, uma pessoa que consegue aportar mil reais em ações terá um retorno muito mais rápido que alguém que aporta somente cem reais, considerando a mesma carteira de investimento em ambos os casos.
Portanto, antes de pensar em investir, qualquer iniciante deve pensar em quanto pode aplicar para que não comprometa o dinheiro usado para isso. Pois a renda variável não tem a mesma liquidez que uma conta poupança, por exemplo.
Além disso, a criação de uma reserva de emergência é essencial para quem deseja começar a investir em bolsa. Pois os imprevistos acontecem e demandam dinheiro para serem resolvidos. Considerando que algo grave aconteça e você tenha que usar o capital investido na bolsa de valores, saiba que as chances de perder são altas. Já que o mercado de renda variável pode estar em baixa no momento que você precisa.
Considerando todos esses pormenores, vamos entender agora se existe valor mínimo para entrar na bolsa de valores. Confira:
Afinal, existe valor mínimo para entrar na bolsa de valores?
Como foi supracitado, não existe valor mínimo para entrar na bolsa de valores, pois isso depende do tipo de ativo que você deseja adquirir. Afinal, existem ações que são negociadas na B3 (bolsa de valores brasileira) com diversas faixas de preços.
Um investidor, portanto, consegue comprar ações com valores irrisórios, como é o caso atual dos papéis da Oi, empresa de telefonia móvel. Mas também existe a possibilidade de comprar ações em que cada papel vale quase 100 reais, por exemplo.
Portanto, basta abrir conta em uma corretora de valores e entender mais sobre o mercado de renda variável.