O INSS é conhecido entre os brasileiros como uma das principais agências governamentais do país. Ele é responsável pelo pagamento de determinados benefícios sociais concedidos pelo governo federal. No entanto, circulam notícias de que o Instituto está com dificuldades financeiras e parou temporariamente de pagar os beneficiários. Por isso que hoje, indicaremos qual exigência do INSS pode levar a suspensão do BPC.
Assim, milhões de pessoas contam com os serviços da organização para ajudá-los a cumprir suas obrigações financeiras, como o pagamento de pensões, aposentadorias, auxílios e BPC.
O que é o BPC?
O BPC (Benefício de Prestação Continuada) é pago para pessoas idosas com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência de qualquer idade. Para tanto, é preciso comprovar o recebimento de renda familiar per capita de ¼ do salário mínimo, que hoje é o valor de R$ 330,00.
Além disso, as pessoas com deficiência precisam comprovar a necessidade do benefício, passando regularmente pela perícia médica, que determinará se esta pessoa não tem condições para o trabalho e para a convivência em sociedade.
Assim, para ter aprovação e receber um benefício do INSS, é necessário passar por algumas verificações obrigatórias e impostas pelo órgão, antes que se possa finalmente receber o benefício de sua escolha. Aqueles cuja saúde os impede de trabalhar, seja por doença física ou mental, e assim os impede de proporcionar um padrão de vida decente para si e suas famílias são do grupo prioritário para receber o BPC.
Nesses casos, é necessária a realização de exame médico em consultório do INSS. No entanto, relatos do público em geral sugerem que os beneficiários dessa investigação médica estão realmente sofrendo. A razão disso é porque há uma fila considerável de pessoas que precisam fazer o exame, mas estão sendo impedidas pelo INSS. Quase um milhão de pessoas estão esperando na fila agora.
O que faz a perícia médica do INSS nestes casos?
A passagem do beneficiário pelo órgão, é uma exigência para receber o benefício, onde o médico perito faz uma avaliação da saúde do paciente, seja ela física ou mental, e pesar os prós e contras de o paciente receber o benefício em questão. É preciso também considerar que este processo não é apenas um problema para os que fazem o teste pela primeira vez.
Para garantir que o cidadão continue apto a receber apoio federal e não ocorra a suspensão do BPC, deve haver atualização periódica do exame (recomendado a cada dois anos). Em muitos casos, os beneficiários acabam sofrendo com atrasos no recebimento de benefícios devido a atrasos na conclusão de exames médicos.
Por isso, os pagamentos para aqueles que já receberam benefícios estão sendo retidos pelo órgão administrador. Por outro lado, aquelas pessoas que ainda desejam trabalhar estão enfrentando dificuldades para reinserir-se no mercado de trabalho.
É necessária urgência na solução desta situação, uma vez que as pessoas já estão debilitadas pela doença, e ainda sofrem para conseguir marcar a perícia médica, e quando conseguem, é em um prazo muito distante. Este fato, acaba gerando dificuldades financeiras em liquidar as contas da casa e terem uma vida digna.
O INSS adora adora ver o povo sofrendo ,enquanto os políticos ganhando uma fortuna na cacunda do povo o governo devia ver isso e não ficar prejudicando o povo ok