Você frequentemente conhece alguém novo e, com poucos minutos de conversa, já se esqueceu do nome da pessoa? Nunca lembra se trancou ou não o portão, ou porta de casa? Ou sai de casa para o supermercado com uma lista na cabeça e, chegando lá, lembra apenas metade dos itens? Veja esses exercícios para memória que você pode fazer em casa mesmo, para exercitar a sua e lembrar de coisas importantes!
Esfoliantes caseiros para o rosto: veja alguns e como fazer
Associação é um dos exercícios para memória
Se você esquece nomes com facilidade, a associação te ajudará a lembrá-los. Ela consiste em associar aquilo que você esquece, com alguma informação que você já tem e já gravou. Dessa forma, é mais fácil gravar informações novas.
Por exemplo, se você conheceu uma pessoa nova, num local que você gosta muito, associe à pessoa ao local, para se lembrar dela sempre que pensar no local. Normalmente, com o passar do tempo, será natural lembrar-se dessa pessoa, mesmo sem pensar no local.
Repetição
A repetição consiste em repetir várias vezes aquilo que você tem dificuldade para gravar. Por exemplo, ao saber o nome de alguém pela primeira vez, repita-o várias vezes, para si mesmo, mentalmente, para não se esquecer. O mesmo vale para outras informações, como endereços, senhas, pequenas listas, dentre várias outras que você precisa se lembrar. Repetir é uma saída fácil para gravar!
Escrita
A escrita é outro dos bons exercícios de memória! Ao anotar o que você deseja se lembrar, você repassa de novo ao cérebro qual é a informação, o que facilita com que ela se fixe na sua memória. Por isso, as pessoas usam tanto o resumo, como forma de gravar matéria de estudos.
Se você não puder escrever na hora, por falta de papel e caneta, tente imaginar que está escrevendo as informações em algum lugar. Você não poderá lê-las novamente, para gravar de forma mais eficiente, mas isso ajudará bastante!
Produtividade: livros que você precisa ler se quiser aumentar a sua
Vocalização
A vocalização consiste em falar em voz alta o que você deseja gravar, ou lembrar. Não precisa que a informação seja falada para ninguém, além de você mesmo. Portanto, se você sempre esquece se trancou ou não a sua porta de entrada, logo depois de trancar, fale em voz alta “eu tranquei a porta de entrada”. Você poderá não lembrar de ter realizado o ato, mas, com certeza, lembrará de ter falado!
Importante
Não deixe de fazer esses exercícios sempre que tiver que aprender ou precisar decorar uma informação nova. Você exercitará bastante a sua memória dessa forma, e poderá lembrar informações importantes sem dificuldades.
Por isso, leve os exercícios a sério e pratique-os diariamente. Esses exercícios para a memória também te ajudarão com apresentações de trabalho, ou reuniões nas quais você precisa passar informações importantes. Ou seja, eles servem para lembrar informações pessoais e profissionais de todo o tipo!
Spa Day em casa: como ter um dia de rainha sem gastar dinheiro