O Vale Gás está confirmado? O benefício vai incluir novas famílias?
Como tem sido constantemente veiculado aqui no Brasil 123, o governo federal iniciou uma nova etapa no processo de revisão cadastral voltada aos cidadãos de baixa renda que estão registrados no Cadastro Único.
A saber, o processo realizado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) antecipa os bloqueios de benefícios irregulares, decorrentes da averiguação dos cadastros de famílias unipessoais, isto é, pessoas que informaram durante o Cadastro Único que moram sozinhas.
Em resumo, em casos como este, o governo vai investigar se realmente o cidadão ou a cidadã mora só, ou se simulou essa informação durante o cadastramento apenas para ter acesso a mais de um benefício na sua casa.
Com isso, o ministério procura evitar o repasse de recursos públicos a pessoas que estão fora dos critérios estabelecidos para cada programa.
Ainda mais, é válido ressaltar que o Cadastro Único não garante o acesso de todos os cadastrados a todos os benefícios do registro. Isso porque, como cada programa apresenta os seus próprios requisitos, alguns são liberados apenas pelo cadastramento, enquanto outros necessitam de solicitação.
Bloqueios podem beneficiar quem espera o Vale Gás
De acordo com o governo federal, os bloqueios realizados não têm o objetivo de reduzir o número de beneficiários dos programas sociais, e sim garantir a integridade das regras.
Além disso, permite abrir espaço para novas pessoas serem contempladas com os repasses.
Dessa forma, famílias que cumprem a regra de renda do Vale Gás e possuem o cadastro devidamente atualizado no Cadastro Único podem ser beneficiadas com a inclusão na folha de pagamento do benefício.
Para quem não está familiarizado, o Vale Gás é gerido pelo MDS e depositado pela Caixa Econômica Federal, com o mesmo calendário do Programa Bolsa Família.
Confira ainda: MARTELO BATIDO! Famílias de baixa renda podem solicitar KIT ANTENA gratuito
Nova rodada do benefício
A programação dos repasses fica com escalonamento pelo dígito final do Número de Identificação Social (NIS).
Então, confira os próximos pagamentos do Vale Gás:
- NIS de final 1 – 14 de abril;
- NIS de final 2 – 17 de abril;
- NIS de final 3 – 18 de abril;
- NIS de final 4 – 19 de abril;
- NIS de final 5 – 20 de abril;
- NIS de final 6 – 24 de abril;
- NIS de final 7 – 25 de abril;
- NIS de final 8 – 26 de abril;
- NIS de final 9 – 27 de abril;
- NIS de final 0 – 28 de abril.
Veja também: Bolsa Família, Vale Gás, Caixa Tem e mais! Confira os destaques da semana
Eu nunca recebi o vale gás , e aqui na minha casa , são eu, meu marido e meu filho .