Os aposentados e os pensionistas do INSS tiveram uma excelente notícia no início dessa semana. Isso porque o Governo Federal anunciou um aumento salarial para muitos brasileiros. Com isso, o novo salário será maior para grande parte das pessoas que recebem os valores da entidade mensalmente. Contudo, algumas pessoas seguem com a mesma renda.
Por isso, hoje vamos entender quem terá direito ao aumento salarial, além de mostrar qual será o novo valor das aposentadorias e dos benefícios.
Novo valor para aposentados e pensionistas
O Governo Federal anunciou um aumento de salário para aposentados e pensionistas. Isso porque, nesta semana, houve um aumento no valor do salário mínimo. Com isso, todos os brasileiros que recebem os valores da entidade terão o reajuste de forma automática. Dessa forma, o aumento resultará em um reajuste de quase 9%, se comparado com o valor do salário mínimo do ano passado.
Segundo o próprio governo, os pagamentos devem começar com os novos valores já na próxima rodada do calendário. Contudo, nem todos os beneficiários sentirão o aumento salarial. Isso porque os novos valores valerão apenas para quem ganha o menor valor da autarquia. Dessa forma, quem ganha mais de um salário mínimo não terá reajuste. Além disso, o teto do INSS não mudará de valor, permanecendo no atual patamar.
Além disso, quem não é aposentado do INSS também pode sentir um aumento. Isso porque outros benefícios, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC) também terá o reajuste. Isso porque a alíquota do salário mínimo é seguida por todos os benefícios que tem esse valor como referência.
Calendário de pagamentos do INSS
Apesar do aumento, o calendário do INSS não teve nenhuma alteração com a troca do valor do salário mínimo. Por isso, é importante ficar atento aos dias de pagamento. Neste mês, os valores começam a entrar nas contas no dia 25.
Confira, abaixo, o calendário completo do INSS para quem ganha um salário mínimo:
- NIS de final 1: 25 de maio
- NIS de final 2: 26 de maio
- NIS de final 3: 29 de maio
- NIS de final 4: 30 de maio
- NIS de final 5: 31 de maio
- NIS de final 6: 1 de junho
- NIS de final 7: 2 de junho
- NIS de final 8: 5 de junho
- NIS de final 9: 6 de junho
- NIS de final 0: 7 de junho
Para quem ganha mais de um salário mínimo, o calendário do INSS será diferente:
- NIS de final 1 e 6: 1 de junho
- NIS de final 2 e 7: 2 de junho
- NIS de final 3 e 8: 5 de junho
- NIS de final 4 e 9: 6 de junho
- NIS de final 5 e 0: 7 de junho
Os valores caem nas contas cadastradas e não há mudanças na forma de pagamento do INSS.
Veja também: VALORES A RECEBER: Ainda dá para garantir uma graninha; saiba como