As taxas de juros tem influência sobre vários setores da vida do brasileiro alterando a forma como movimentam a economia e seu poder de compra. Sendo assim, reduzir as taxas, baixando os juros para o cidadão é uma iniciativa que pode vir de encontro com o objetivo do governo de aumentar o poder aquisitivo da população.
Nesse sentido, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez o anúncio de uma medida com ligação direta a este assunto.
Assim, a novidade da vez, é uma mudança que envolve o BNB, o chefe do poder executivo anunciou uma medida bem importante referente aos juros do Banco do Nordeste. De acordo com esse anúncio, o banco regional vai oferecer um bom desconto nas taxas de juros que cobra de dois setores que têm forte impacto na economia do país.
Quer saber mais detalhes sobre essa iniciativa que pode favorecer dois setores de grande relevância para o Brasil? Continue a leitura do texto até o final!
Mudanças nas taxas de juros para o setor agrícola e para o MEI
Primeiramente cabe destacar que o BNB (Banco do Nordeste do Brasil) é um banco de desenvolvimento regional. Embora sendo uma entidade de economia mista, seu controle pertence ao governo, com vínculo ao Ministério da Fazenda. Assim, a iniciativa que reduz juros para empreendimentos agrícolas e também aos MEIs (Microempreendedores Individuais) do país é uma ação direta do governo.
Desse modo, o intuito do governo é promover mais uma ação capaz de ampliar o poder de compra tanto dos empreendedores como da população em geral. Esse é um grupo que em virtude da informalidade acaba ficando de fora de muitos benefícios trabalhistas que outros trabalhadores podem acessar.
Isso sem contar aqueles trabalhadores que além da informalidade enfrentam a situação de inadimplência, que impossibilita o acesso ao mercado de crédito. Pois na maioria das vezes as instituições privadas não concedem empréstimos a quem tem o nome com registro nos serviços de proteção.
Contrapartida para o governo com a redução nas taxas de juros para agronegócio e MEI
A princípio, cabe lembrar que a concessão de taxas mais baixas de juros para essa categoria de trabalhadores gera retorno para os projetos do governo. Pois sem essas linhas de créditos com juros mais acessíveis e com o nome sujo, esses brasileiros encontram dificuldade para investir e gerar receita.
Assim, o BNB, que é um banco regional de desenvolvimento, tem como objetivo injetar recursos aos microempreendedores, garantindo que eles terão renda para fazer, cada vez mais, investimentos nesses pequenos negócios.
Dessa forma, o investimento movimenta a economia como um todo, gerando receita para o governo. Sobretudo porque os MEIs vêm demonstrando papel relevante para a economia do Brasil.
Auxílio ao MEI e ao agronegócio
Por fim, é relevante salientar que essas duas linhas especiais de crédito que receberam o nome de Crediamigo para MEIs e de Agroamigo para empreendimentos do agronegócio, terão redução em suas taxas de juros. Desse modo, a linha de crédito própria para o MEI sofrerá uma redução, fazendo com que sua taxa desça para 2,16% mensal. Enquanto a linha específica para o setor do agro irá reduzir em 14%. Portanto, os empreendedores desses dois segmentos contarão com uma oportunidade incrível de conhecer e acessar o programa.
O que você achou da notícia de que o BNB vai oferecer redução nas taxas de juros para o MEI e o agro? Comente conosco.