Desde a rodada anterior, o processamento da folha de pagamento dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que levava 96 horas passou a ser reduzida para 48 horas, com a modernização da tecnologia adotada pela Dataprev.
O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, ressaltou que a medida impacta positivamente a vida de 38 milhões de segurados que hoje recebem benefícios, aposentadorias e pensões pelo INSS.
“Para a gente, a tecnologia é indispensável. Diminuir o tempo de conferência e processamento da folha nos dá outras folgas para utilizar o tempo e energia para melhorar a vida dos brasileiros. A fila é um sintoma. A tecnologia é uma das partes mais importantes para sair da situação em que nós estamos”, afirmou Stefanutto.
SAIU o resultado da Mega-Sena do concurso 2.627 e o prêmio ACUMULOU! Veja os números
Fila do INSS
Cabe mencionar que essa medida se soma ao Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social (PEFPS), previsto na Medida Provisória 1.181, assinada recentemente.
A saber, o objetivo é que o tempo de espera de até 45 dias, conforme determinado em lei, seja efetivado até dezembro desse ano.
Em resumo, o programa pretende reduzir o tempo de análise de processos administrativos de reconhecimento inicial, manutenção, revisão, recurso, monitoramento operacional de benefícios e avaliação social de benefícios administrados pelo INSS. Os servidores farão as análises além da capacidade operacional regular.
Ainda mais, o programa também prevê a realização de perícias médicas presenciais ou a análise documental relativas a benefícios previdenciários, ou assistenciais, administrativos ou judiciais.
Os atendimentos, do mesmo modo, deverão representar acréscimo real à capacidade operacional regular de conclusão de requerimentos.
Confira ainda: MEI: Receita divulga ALERTA GERAL para os Microempreendedores Individuais
Calendário INSS
Por fim, após a boa notícia do processamento de pagamentos com mais agilidade, vale trazer a programação do calendário INSS.
Temos agora outra excelente notícia, visto que aqueles que recebem acima do salário mínimo começam a ser contemplados nesta sexta-feira (1º):
Até um salário mínimo
- Final do benefício 1 – 25 de agosto;
- Final do benefício 2 – 28 de agosto;
- Final do benefício 3 – 29 de agosto;
- Final do benefício 4 – 30 de agosto;
- Final do benefício 5 – 31 de agosto;
- Final do benefício 6 – 1º de setembro;
- Final do benefício 7 – 4 de setembro;
- Final do benefício 8 – 5 de setembro;
- Final do benefício 9 – 6 de setembro;
- Final do benefício 0 – 8 de setembro.
Acima de um salário mínimo
- Final do benefício 1 e 6 – 1º de setembro;
- Final do benefício 2 e 7 – 4 de setembro;
- Final do benefício 3 e 8 – 5 de setembro;
- Final do benefício 4 e 9 – 6 de setembro;
- Final do benefício 5 e 0 – 8 de setembro.
Com informações do Instituto Nacional do Seguro Social
Leia também: Imposto de Renda: JÁ SAIU o pagamento do 4º lote de restituição! Confira