Um dos vídeos que mais viralizaram nas redes sociais nessa semana é o que mostra uma cobrança inesperada. A jornalista Silvia Vasconcelos, de 31 anos, recebeu uma planilha com todos os gastos do seu primeiro encontro com uma outra pessoa. A tabela, feita no excel, mostra os gastos das duas pessoas no jantar e, segundo a jornalista, o pedido foi para que ambos dividissem, igualmente, a conta. Mesmo que seja cômica, a situação também ensina sobre dinheiro.
Isso porque o dinheiro é sempre um assunto complicado nos primeiros encontros. Por isso, juntamos algumas dicas de especialistas para entender qual é a melhor forma de lidar com esse assunto nessas situações.
O meme do excel
Viralizou no Tik Tok um vídeo de uma mulher que, dois dias após o encontro, recebeu uma planilha no excel com os gastos do seu primeiro encontro com um homem. A planilha contém os gastos de ambos no restaurante e também em uma reserva no AirBNB. O total da fatura chegou a R$113 apenas para a jornalista.
Contudo, o homem gerou mais uma piada. Ele sugeriu que a parte dela fosse dividida em duas pessoas. Subtraindo uma parte, que também foi paga pelo homem, a jornalista recebeu uma cobrança de R$45,55, dinheiro que “seria devido” por ela para o parceiro. A jornalista conta que, no início, ficou sem acreditar no que estava acontecendo. Posteriormente, ela afirma que o assunto virou piada em seu grupo de amigas. Agora, o vídeo já tem mais de 100 mil visualizações na rede social.
Apesar de ser muito engraçado e, claro, inesperado, essa lição mostra muito sobre a relação das pessoas com dinheiro. Como se deve notar, o homem que cobrou a parte dela preza muito pelas suas finanças e provavelmente tem um bom controle sob seu dinheiro. Mas é possível evitar situações como essa.
Como lidar com dinheiro?
Para evitar situações constrangedoras com dinheiro, especialistas dão algumas dicas para que você não passe por isso. Vale lembrar que o dinheiro é algo bastante importante em um relacionamento. Pesquisas apontam que muitos términos de namoro e casamento se devem às dificuldades financeiras. Por isso, vale a pena se atentar ao assunto.
Para quem vai a um primeiro encontro, o ideal é que cada um leve sua quantia de dinheiro e, na hora de fazer o pagamento, haja um acordo sobre como será o pagamento. Caso o parceiro pague, você sai no lucro e pode, inclusive, engatilhar um novo encontro, dizendo que você que paga o próximo. Por outro lado, é preciso falar de dinheiro desde cedo. Isso porque você deve entender a relação da outra pessoa com o dinheiro: se ela investe, se tem segurança financeira e como reage à situações adversas com o dinheiro.
Para os casais, a dica é ter um fundo mútuo, onde os dois contribuem de forma igualitária. Caso haja muita diferença de salário, pode-se chegar a um acordo diferente. Com isso, é possível ter dinheiro para projetos em comum, mas cada um tendo o seu próprio dinheiro.